A Câmara aprovou na noite de ontem (12) a cassação do mandato do deputado Natan Donadon (sem partido-RO). A votação foi aberta e registrou o placar de 467 votos favoráveis e apenas uma abstenção. Donadon cumpre pena na Penitenciária da Papuda, em Brasília, desde junho de 2013. É a primeira vez que um processo de cassação teve voto aberto no plenário.
Para o presidente do JPSDB-ES, armando Fontoura, a cassação de Donadon é uma vitória da ética e da normalidade. “Deveria ser regra e não exceção. Um bandido condenado e preso não tem cabimento ter o mandato mantido. Isso é um escárnio à ética e à moralidade, principalmente pelo fato de ocupar um cargo eletivo”, avaliou o jovem tucano.
No ano passado, o PSDB conseguiu liminar para suspender os efeitos da sessão que manteve o mandato de Donadon. Antes disso, o presidente da Câmara suspendeu os benefícios do congressista, como salário e direito a apartamento funcional.
O ex-deputado foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 13 anos de prisão por formação de quadrilha e pelo desvio de cerca de R$ 8 milhões da Assembleia Legislativa de Rondônia.