“Boletim Regional divulgado pelo Banco Central nesta sexta-feira (15) mostra que o ritmo de atividade econômica no país desacelerou-se no trimestre encerrado em fevereiro, como reflexo do “processo de ajuste na economia”.
Nesse período, o Índice de Atividade Econômica do BC-Brasil (IBC-Br) recuou 0,6% em relação ao trimestre imediatamente anterior — setembro, outubro e novembro —, revertendo uma alta de 0,7% naquele período.”
Os números constam em matéria publicada na edição online de O Globo.
De acordo com os dados, “o Sul foi onde a perda de dinamismo se deu com maior intensidade, com o IBC-Br da região recuando 1,4% no trimestre até fevereiro, depois de ter crescido 2,5% no trimestre até novembro.”
O Globo destaca ainda que em âmbito regional, “de acordo com o BC, mesmo tendo apresentado ligeira retração, a economia do Nordeste se manteve em melhor situação que a média nacional.”
“Refletindo a desaceleração das vendas no comércio varejista, o menor vigor do mercado de trabalho e a retração da produção industrial, o nível da atividade no Sudeste também perdeu ritmo. O Centro-Oeste cresceu um pouco mais, 0,4%, mas também em desaceleração à taxa de 0,6% do período anterior. O IBC-Br da região Norte também desacelerou,”, descreve a reportagem.
Leia mais AQUI
PASDB NACIONAL