Mais de 3 mil crianças e adolescentes foram atendidos pela campanha de multivacinação realizada pela Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento de Alegre, que tinha como principal objetivo atualizar os cartões de vacina e monitorar a vacinação infantil na cidade.
“Foi uma pena que não atingimos 100% dos nossos objetivos. Nem todos procuraram o serviço dentro da campanha, mas mesmo assim foi válido, conseguimos vacinar muitos que estavam com vacinação em atraso”, afirma a coordenadora do Centro de Imunização e Vigilância Epidemiológica de Alegre, Maria do Carmo Costa Machado.
Foram 487 doses aplicadas e 3.632 comparecimentos, Maria do Carmo explica que nem todos que procuraram o atendimento necessitavam das vacinas. “É importante destacar que nem todos precisavam se vacinar, a campanha tinha o propósito de checar se os cartões estavam em dia, se as crianças e adolescentes estavam imunizados corretamente. Tivemos um número muito alto de comparecimentos, pois os pais e responsáveis estavam atentos e queriam saber se tudo estava em dia”.
A coordenadora também reforça que as vacinas que foram oferecidas no período da campanha continuam à disposição da população no Centro de Imunização de Alegre. “São vacinas obrigatórias para prevenção de doenças como sarampo, paralisia infantil, rubéola e caxumba, por exemplo”, conclui.