PSDB – ES

César Colnago apoia Forum Estadual de Carreiras Típicas de Estado

colnagonsnsnjsjsServidores de carreiras típicas de Estado estão se organizando no Espírito Santo para formar o Fórum Estadual de Carreiras Típicas de Estado, inspirado no já bem sucedido Fonacate (Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado), criado em 2007, em plena luta pela previdência pública integral.

Dez entidades de servidores públicos capixabas estiveram reunidas em um seminário  em Vitória, que contou com a presença dos palestrantes Roberto Kupski, presidente do Fonacate, além dos deputados federais João Dado (SDD), de São Paulo, e César Colnago (PSDB), do Espírito Santo.

Estavam presentes representantes da AFITES (Associação dos Auditores de Tributos Estaduais do ES), UNAFIST ( União dos Auditores Fiscais Tributários Do Município Serra), ASCONTROL (Associação dos Auditores de Controle Externo ES (TCEES), ASAGE (Associação dos Servidores da Auditoria Geral do Estado ES), ADEPES (Associação Defensores Públicos do Estado ES), , APROFISCO (Associação dos Auditores Fiscais Tributários de Vitoria), , ASSOMES (Associação dos Oficiais da Policia Militar ES), SINDAFS (Sindicato dos Auditores Fiscais do Município da Serra), SEFIM (Sindicato dos Auditores Fiscais Municipais), SINDELPO (Sindicato dos Delegados de Policia do Estado do Espirito Santo).

O Fórum Estadual quer seguir os mesmo propósitos do Fonacate que é trabalhar em conjunto e unir forças na defesa do serviço público de qualidade em atendimento aos interesses da sociedade, seguindo as determinações constitucionais por ela confiadas com exclusividade ao Estado.

Defender a ética, moralidade e a eficiência administrativa e fortalecer as carreiras típicas e ainda promover sua independência efetiva de atuação em relação aos poderes políticos e econômicos. Além de evidenciar para a população e para os próprios servidores públicos como as atividades exclusivas de Estado têm alcance social, econômico, politico e estratégico para o país e atendem aos principais valores da sociedade, protegendo-os.

As carreiras consideradas típicas de Estado são as relacionadas às atividades de Fiscalização Agropecuária, Tributária e de Relação de Trabalho, Arrecadação, Finanças e Controle, Gestão Pública, Segurança Pública, Diplomacia, Advocacia Pública, Defensoria Pública, Regulação Política Monetária, Planejamento e Orçamento Federal, Magistratura e Ministério Público.

César Colnago destacou a importância de articular as categorias para sensibilizar os deputados no Congresso Nacional, pois “a representação politica dos parlamentares não é para fazer negócios privados. O deputado cita como exemplo a Emenda nº 627, que afeta diretamente a natureza do trabalho do fisco por “acabar com a fiscalização e permitir que os ladrões dos cofres públicos soneguem à vontade. ”O congresso trata da coisa pública. Votar em projetos que modificam o funcionamento do Estado requer muita responsabilidade porque altera a qualidade do serviço público e afeta a vida das pessoas”.

Colnago recordou que no final da ditadura militar havia debate ideológico e político no Congresso e no país. “Hoje não. Muitos parlamentares são eleitos pelo dinheiro e não sabem o que fazem lá. Temos que fortalecer a democracia. A sociedade precisa pautar a reforma política porque o que está aí é para beneficiar somente os candidatos muito ricos e quem perde a representatividade é a população.”

Ver mais