A importância do trabalho do Corpo de Bombeiros para a segurança e proteção à vida dos cidadãos foi ressaltada pelo vice-governador, César Colnago, na noite dessa quinta-feira (02), durante solenidade em comemoração ao Dia Nacional do Bombeiro. O evento aconteceu no Quartel do Comando Geral do CBMES, em Vitória.
“O papel deles é bem maior do que combater incêndios. Homens e mulheres do Corpo de Bombeiros têm uma importância social imensa, cuidando das pessoas que formam a nossa sociedade. Nossos bombeiros cumprem diariamente a nobre missão de salvar o próximo independente da situação”, afirmou.
O vice-governador também anunciou uma boa notícia: a assinatura de Termos de Cooperação com o Clube de Natação e Regatas Álvares Cabral, Hospital Meridional e Defensoria Pública-Geral do Estado do Espírito Santo, todos voltados para a política de valorização da profissão bombeiro militar nas áreas de saúde e assistência social, assistência jurídica e possibilidade de contratação de pessoal da reserva.
“O Dia Nacional do Bombeiro é uma data de agradecimento por esses heróis que zelam pelo nosso bem estar, zelam para que a vida do próximo seja assegurada em qualquer momento”, concluiu César Colnago.
Durante a solenidade foram entregues a medalha de mérito Nestor Gomes a várias personalidades, entre as quais a secretária de Estado de Governo, Ângela Silvares, e o procurador geral Rodrigo Rabelo. e também o troféu Amigo do Bombeiro, que teve entre os agraciados a superintendente estadual de Comunicação, Andréia Lopes, a diretora-presidente da Cesan, Denise Cadete, e a diretora-presidente do Iema, Sueli Tonini.
A Corporação se emancipou em 25 de agosto de 1997, quando se desvinculou com efetivo de aproximadamente 500 homens e chegando aos atuais 1.274 bombeiros, com idade média de 34 anos.
Ao longo dos anos houve um incremento na implantação de unidades nos municípios de Vila Velha, São Mateus, Marechal Floriano, Guarapari, Serra, Aracruz, Nova Venécia, Cariacica e, mais recentemente, em Anchieta. Serão contemplados ainda em 2015 os municípios de Venda Nova do Imigrante e Guaçuí, e haverá continuidade das obras em São Mateus e retomada das obras das Unidades de Vila Velha e Serra.
As recentes alterações feitas na lei 9.269 e no decreto 2423-R trazem inovações visando aumentar a segurança, a desburocratização e simplificação para obtenção dos Alvarás de Licença do Corpo de Bombeiros Militar, ao mesmo tempo em que fortalece o sistema de segurança contra incêndio e pânico para preservação da vida e do patrimônio.
Assessoria de imprensa da Vice-Governadoria do Espírito Santo