PSDB – ES

Chicão quer folclore com destaque no Verão barrense

chicaocbPrefeito diplomado já trabalha na programação de carnaval e reafirma compromisso com a geração de emprego e renda
Conceição da Barra – Como assumirá o comando da administração em plena alta temporada de veraneio, o prefeito diplomado Francisco Vervloet, o Chicão, antes mesmo da posse já trabalha na programação de Verão e Carnaval. Ele antecipa que colocará o folclore barrense como atração principal. “Com esforço muito grande, estamos trabalhando uma programação de Verão boa, com bandas e músicos aqui da região, estimulando a nossa cultura local. Vamos trabalhar muito a questão do folclore, estimular a apresentação de grupos folclóricos que trazem os turistas. Temos aqui dezoito grupos folclóricos, cinco manifestações culturais diferentes, que precisam se apresentar. Então vamos colocar o folclore como atração turística no Verão” – explicou Chicão. Ao reafirmar o compromisso de priorizar a geração de emprego e renda, em entrevista exclusiva à TVTC, Chicão salientou que já há manifestação de duas indústrias para instalação em Conceição da Barra. “Desenvolver a indústria hoje, neste momento de crise, é difícil. Mas digo, de primeira mão, que, na nossa entrada de governo, já fomos procurados por duas empresas que têm intenção de vir para Conceição da Barra”

Transição

Chicão salienta que, apesar de existirem pontos políticos divergentes entre a gestão da atual prefeita Adélia Marchiori e a equipe de transição dele, a troca de governo “está tendo uma condução harmônica”. Ele adianta que as medidas que terá de tomar a partir de 1º de janeiro não poderão ser imediatistas. “Temos que ter a consciência de que o dinheiro público tem que ser gasto com muito cuidado”. O prefeito diplomado falou sobre a crise econômica, afirmando que deve perdurar por mais um ano. “Pelo menos são as perspectivas”. Chicão comentou ainda a preocupação com a crise hídrica. “Se não houver mais chuvas durante o Verão, vamos ter muitas dificuldades no meio rural. A nossa grande fonte de renda é a agricultura, é o ICMS proveniente do eucalipto, da cana e dos produtos agropecuários produzidos pelos pequenos agricultores. Todos são dependentes da água para a produção”.

Finanças organizadas

O prefeito diplomado Francisco Vervloet, o Chicão, salienta que o antecessor Jorge Donati, falecido em 3 de novembro, deixou o Município com as finanças organizadas. “Em suma, recursos no caixa praticamente não temos, mas também não temos dívida. Está ficando com os salários em dia, com os fornecedores e prestadores de serviços recebendo em dia”. Na entrevista exclusiva à TVTC, Chicão demonstrou preocupação com possíveis atrasos de repasses de recursos do Governo Federal para as áreas de saúde e de educação, prevendo que tenha que, em algum momento em 2017, usar dinheiro do Município. “Temos que ter muito cuidado, é um momento de muita atenção. Não dá para fazer uma projeção de investimentos agora, no início do ano”. O prefeito diplomado salientou ainda que fará contratação de pessoal somente em áreas de extrema necessidade. Explicou que, por ser um balneário com grande movimento turístico, “Conceição da Barra tem que apresentar uma infraestrutura de qualidade, com eficiência nos serviços básicos, como saúde e segurança”. Frisou ainda que obras só serão realizadas à medida que o caixa da Prefeitura começar a ter saldo positivo. “Outras áreas, como a agricultura, terão atenção, porque estimula a produção, mas somente depois de fevereiro e março”.

Sscretariado

Chicão destacou ainda que, para o primeiro escalão da nova administração municipal, está buscando uma equipe heterogênea com secretários atuais e novos nomes. O prefeito diplomado destacou, desta vez, a figura de Jorge Alexandre da Silva, o Jorge Alex, ex-secretário estadual de Meio Ambiente. “Ele tem um conhecimento muito forte e sabe a potencialidade da nossa região, para trabalhar uma área que se chama de geração de emprego e renda, para aumentar a nossa renda naquilo que temos e naquilo que não temos. Precisamos aumentar a renda das famílias na agricultura, com o turismo, na pesca. Temos três mil pescadores em Conceição da Barra. São três mil famílias. É o Município que tem a comunidade pesqueira mais enraizada”.

*Jornal Tribuna do Cricaré e TVTC

Ver mais