Como forma de facilitar a comunicação do homem do campo e levar a inclusão social às comunidades do interior do Espírito Santo, o Governador em exercício – César Colnago, anunciou nesta quarta-feira (24), o lançamento do novo programa de instalação de antenas de telefonia móvel rural: o “Campo Digital”. Serão 100 antenas espalhadas pelo Estado. A solenidade foi realizada no Palácio Anchieta, em Vitória e estava repleta de lideranças municipais.
O objetivo da implantação da comunicação por meio da telefonia móvel rural é permitir o contato entre produtores, consumidores, fornecedores e compradores, reduzindo o custo da produção, já que o produtor rural não precisará mais se deslocar para se comunicar com outros agentes que formam a cadeia produtiva. Além disso, permite ao homem do campo melhor e integração entre meios urbano e rural, levando dignidade e inclusão social.
“Celular e Internet são ferramentas essenciais de trabalho também para o homem do campo. A ação de hoje é um passo para o futuro digital que já vivemos e facilitará ainda mais a conexão dos agricultores com o mundo”, afirmou o tucano durante o lançamento.
A instalação das antenas deverá ser realizada entre outubro de 2017 e julho do ano que vem. O valor total do investimento será definido após a licitação para a contratação da empresa responsável por prestar o serviço. Serão priorizados para a instalação dos equipamentos, os locais onde haverá maior número de pessoas beneficiadas.
A implantação de um sistema de comunicação no campo foi apontada como um dos gargalos na elaboração do Plano Estratégico de Desenvolvimento da Agricultura Capixaba 3 (PEDEAG 3), que traçou as metas para o agronegócio do Estado e contou com a realização de 56 oficinas em todas as regiões. Entre um dos pilares que estão no novo plano da agricultura capixaba está a inovação a fim de garantir ao setor competitividade e diversificação.
Dados
O Espírito Santo é formado por uma população rural de aproximadamente 605 mil habitantes, constituída, em sua maioria, por agricultores familiares que têm como fonte de renda os produtos oriundos de um conjunto de atividades agrícolas, dentre outras atividades associadas. Entre 2013 e 2014 foram instaladas 82 antenas de telefonia móvel pelo Estado.