PSDB – ES

Colnago homenageia Ufes por seus 60 anos

colnago10-300x196O deputado Cesar Colnago (ES) homenageou a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) pelos seus 60 anos. O tucano participou de sessão solene em comemoração ao aniversário da instituição realizada nesta quarta-feira (4) na Câmara. Ex-aluno da UFES, o tucano afirmou que a universidade teve participação ativa na luta pela redemocratização brasileira e assegurou que tem sido base não só para a formação acadêmica mas na formação cidadã, pela cultura arraigada da luta pela democracia e o desenvolvimento estado e do país.

Ao se referir à universidade federal de seu estado, Colnago lembrou que a redemocratização do Brasil foi escrita, em boa parte, dentro das universidades, onde a liberdade de pensamento e expressão desenvolveram estratégias de sobrevivência. “A resistência à ditadura e as lutas pela consolidação de nossa jovem democracia forjaram dentro da UFES lideranças que hoje detém mandatos representativos e ocupam os mais altos cargos públicos no nosso estado e no país”, disse o tucano que cursou Medicina e militou no movimento estudantil na UFES.

Criada em 1954, como uma instituição estadual, a UFES nasceu num momento de graves problemas institucionais no Brasil com a morte do então presidente Getúlio Vargas, e uma forte crise econômica enfrentada pelo Espírito Santo devido à crise do café. A federalização da universidade ocorreu em 1961, com a assinatura de Juscelino Kubitschek naquele que foi seu último ato administrativo.

A UFES conta atualmente com 90 cursos de graduação, 47 de mestrado e 16 de doutorado, tem 1.650 professores, 2.500 servidores, 20 mil estudantes cursando graduação e 2.500 na pós-graduação. Conta com o Campus de Goiabeiras, em Vitória e os campi nos municípios de Alegre e São Matheus. A instituição conta ainda com 10 unidades de Ensino, Pesquisa e Extensão e mais de 700 projetos e programas em todos os municípios do estado atendendo mais de um milhão de pessoas.

Reportagem: Djan Moreno/ Foto: Gabriela Korossy)

Ver mais