O relatório do senador Antonio Anastasia (PSDB-MG), favorável ao afastamento da presidente Dilma Rousseff, será votado hoje (6) pela Comissão Especial do Impeachment do Senado Federal. Para ser aprovado, o documento precisa receber maioria simples de votos dos 21 membros da comissão. A probabilidade de aprovação do impeachment é grande, uma vez que apenas 5 membros do colegiado são favoráveis à permanência da petista no Planalto.
Se o parecer do senador tucano for aprovado, ele segue para votação no plenário do Senado na próxima quarta-feira (11). No plenário, o impeachment também precisa de maioria simples dos votos para ser aprovado – são necessários 41 senadores a favor do afastamento par que Dilma deixe o cargo.
Os senadores devem replicar a esperada decisão da comissão, já que mais de 50 senadores se declararam publicamente favoráveis ao afastamento de Dilma por até 180 dias. Nesse período, os senadores vão julgar a saída definitiva da presidente do cargo. As informações são de matéria publicada nesta sexta-feira (6) pelo jornal Folha de S. Paulo.
Pelas regras do Senado, a votação no plenário só pode ocorrer na semana que vem devido ao prazo necessário de 48 horas de intervalo entre a aprovação na comissão e a análise de toda a Casa Legislativa.