Amanhã, dia 13 de Novembro, uma sexta feira, teremos um ótimo encontro do PSDB e seus convidados, no Hotel Senac da Ilha do Boi, em Vitória, Espirito Santo, de 9 as 12 horas da manhã. Trata-se de uma proatividade do Instituto Teotônio Vilela Nacional em parceria com o Instituto Teotônio Vilela Estadual, com total apoio do PSDB Estadual. Faz parte de uma série de encontros regionais para a disseminação de conhecimentos, percepções e proposições para a construção de um Brasil melhor.
Não se trata de um encontro politico eleitoral em si, mas uma oportunidade de dividir, somar e multiplicar conhecimentos relacionados à capacidade de o nosso país, assim como nosso Estado, participar de forma competitiva do imenso mercado global, alavancando assim a economia nacional. Hoje, o Brasil ocupa a 25ª posição no comércio internacional, com bem menos que 2% de participação nas exportações mundiais, e tem perdido participação nos ultimos anos. Há estudos que mostram que para cada U$ 1 bilhão de produto exportado para a Europa é possível mobilizar aproximadamente 50 mil trabalhadores.
Nos mercados em que o Brasil atua em termos de comércio internacional, os cinco maiores representam quase 70% de nossos negócios e em alguns de seus principais países perdemos participação nas exportações, como na União Europeia, China, Argentina e Japão. Já nas importações o Brasil aumentou importações da India, Venezuela e Russia. Alem disso, o Brasil se comprometeu demasiadamente com o Mercosul, um paciente anestesiado em uma maca de UTI.
As perdas no mercado europeu são dilapidantes, pois a cada queda de 0,1 ponto percentual na fatia brasileira estima-se a perda de 15 bilhões de euros em vendas.
E a economia capixaba sofre com essa miopia no trato com os mercados internacionais. Já perdemos o Fundap e a impericia da politica economica dos ultimos anos, que levou o país ao caos fiscal, a estratosferica taxa de juros e ao aumento do desemprego, asfixiou a economia capixaba em termos de comércio global. Os altos custos de produção agrediram a competitividade capixaba, e o Brasil registrou o prior desempenho em duas décadas na venda de manufaturados, que representaram aproximadamente 36% do total de exportações.
Mas esse tema será melhor comentado e apreciado em nosso evento de amanhã.
Até lá!
Antonio Marcus Machado, presidente ITV ES