A partir desta quinta-feira, dia 7 de agosto, os brasileiros vão gastar mais com a conta de energia elétrica. Para os 1,4 milhão de consumidores do Espírito Santo atendidos pela Excelsa, o aumento será de 24,7% para os consumidores residenciais e e 21,9% para os grandes consumidores, como indústrias.
Segundo especialistas, o alto custo da eletricidade no ameaça tornar-se mais um freio para a economia. Em alguns estados, o custo de energia elétrica subirá 36,4% para algumas distribuidoras a partir deste mês.

Na avaliação do ex-prefeito de Vitória Luiz Paulo Vellozo Lucas, o setor de energia foi um dos alvos da desorganização política do governo do PT.
“A medida provisória de 11 de setembro de 2012 anunciou que ia reduzir o valor da tarifa. O governo gastou fortuna em publicidade para divulgar essa medida, que na verdade é absurda. A oposição alertou muito sobre isso na época, e fomos chamados de pessimistas. Não teve nem preço baixo e nem mais disponibilidade de energia e agora a população, mais uma vez, a população é quem sofre as consequência desse desgoverno do PT”, afirmou Luiz Paulo, que é pós-graduado em Desenvolvimento Econômico e em Economia Industrial.