PSDB – ES

Contas públicas: Situação do país entre as piores do mundo

dinheiro_calculadora-economia-ebc-300x199“O Brasil iniciou em 1999 a política de metas de superavit primário porque os juros nacionais e os encargos da dívida pública não têm paralelo entre as principais economias do mundo. Esse dado põe em xeque a argumentação da presidente Dilma Rousseff, segundo a qual o desempenho fiscal do país, em aguda deterioração neste ano eleitoral, é melhor que o da grande maioria dos países do G20.”

É o que relata reportagem publicada na edição desta quinta-feira (13), no Jornal Folha de S.Paulo.

A matéria diz que “o déficit nominal brasileiro acumulou o equivalente a 4,9% do PIB (Produto Interno Bruto), medida da renda nacional nos últimos 12 meses, maior taxa em 11 anos.”

Segundo avaliação do deputado federal Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR), o próprio mercado financeiro e as agências de risco já haviam sinalizado que o país estava em recessão. Ele destacou, entre outros fatores, a inflação que ultrapassa a meta, a balança comercial negativa e o déficit público.

E explica: “A situação econômica foi detectada pelo mercado como muito ruim. O país não cresce. Soma-se a isso a falta de credibilidade da presidente Dilma Rousseff. Estamos vivendo um momento dramático na economia e na política brasileira. Não há reformas à vista, nem intenção do governo de diminuir os gastos públicos.”

Ver mais