Educadores da Rede Municipal de Ensino de Irupi participaram, na Sede da Secretaria Municipal de Educação, de uma formação sobre a Cultura Afro Brasileira, com base na Lei 10.639/03 – Contra o Racismo, contemplando um dos eixos do Plano Municipal de Educação. Quase 50 pessoas integram o curso que conta com professores e estudantes universitários, realizado nesta quinta-feira (
Dando sequência às atividades práticas, os integrantes do curso realizaram uma oficina com atividades que preconizam a Cultura Negra como o uso de turbante, tranças afro, além da capoeira. O turbante, acessório tradicionalmente utilizado pelas mulheres africanas, contam uma história que remete à colonização da África. De acordo com a pedagoga, Rosana Silva, o objetivo do curso é sensibilizar professores de todas as matérias do ensino fundamental para trabalharem em sala de aula, visando a formação de uma geração sem racismo.
Segundo a secretária municipal de Educação, Fabricia Eler Ramos, a formação sobre a cultura Afro Brasileira abrange uma temática diversificada e muito ampla. “A discussão é rica e inesgotável e proporciona uma integração com todas as matérias escolares, seja na matemática, na história ou outra disciplina, o que contribui com a promoção dos direitos humanos”, destacou.
O curso na modalidade Afro Brasileira também cumpre uma das metas do Plano Municipal de Educação (PME). E para cumprir essas metas, a Secretaria Municipal de Educação de Irupi criou o Centro de Formação Irupi (CFORMI) para estudos, produção, e socialização de saberes escolares. O novo projeto inova no município e atende o PME, oportunizando a melhoria da qualidade de ensino, garantindo a aprendizagem dos alunos através da atualização de todos os profissionais envolvidos no processo educativo. No total, 20 metas foram instituídas e o centro foi pautado pela meta 16.
O CFORMI já está funcionando com quase 150 alunos divididos entre os cursos de educação especial, matemática e o curso de ensino de História e cultura Afro Brasileira. Ambos os cursos possuem carga horária de 120 horas e são administrados por uma equipe técnica indicada pela Secretaria Municipal de Educação.
Entenda o PME
O Plano Municipal de Educação é um planejamento da educação de cada município que deve ser realizado com participação do governo e da sociedade civil. É um documento que contém objetivos, metas e ações propostas a curto, médio e longo prazo, para a educação no município num período de dez anos. Em Irupi, o Plano Municipal de Educação foi elaborado por uma Comissão de Elaboração do Plano (CEP). Ele é feito em consonância com o Plano Estadual de Educação e o Plano Nacional de Educação, mas garante a identidade e autonomia do município. Entre os objetivos a serem cumpridos no município estão a Erradicação do analfabetismo; Universalização do atendimento escolar; Superação das desigualdades educacionais; melhoria da qualidade da educação; Formação para o trabalho e para a cidadania; Promoção da gestão democrática da educação pública; Promoção humanística, científica, cultural e tecnológica; Estabelecer meta de aplicação de recursos públicos com proporção do Produto Interno Bruto; Valorização dos profissionais da educação; Promoção dos princípios do respeito aos direitos humanos, à diversidade e à sustentabilidade.
Assessoria de Comunicação PMI