Com o comparecimento maciço dos tucanos capixabas, de todas as regiões do Estado, o Instituto Teotônio Vilela e o PSDB-ES realizaram, no sábado (04/06) em Vitória, a segunda rodada do Curso para Pré-Candidatos – Eleições 2016. O evento foi comandado pelo presidente nacional do ITV, senador José Aníbal, e pelo presidente estadual do PSDB ES, Jarbas Ribeiro de Assis Junior, e contou também com a presença de lideranças como o vice-governador do Espírito Santo, César Colnago, o senador Ricardo Ferraço, o deputado federal Max Filho, os deputados estaduais Sérgio Majeski e Marcos Mansur, além do ex-presidente do ITV e ex-prefeito de Vitória, Luiz Paulo Vellozo Lucas e do presidente do ITV-ES, Nerleo Caus.
Dedicado aos membros do PSDB que desejam disputar, no pleito de outubro próximo, uma vaga a prefeito, vice-prefeito e vereador, o curso foi dividido em quatro módulos: Social-Democracia, Comunicação e Marketing Político na Campanha Municipal, Redes Sociais e Legislação Eleitoral.

Em Vitória, o módulo Social-Democracia foi ministrado pelo presidente do ITV. José Aníbal destacou que, ao carregar no nome a palavra “social-democracia”, o PSDB se liga a uma história de quase um século e meio – o modelo surgiu na Europa, na segunda metade do século 19, como uma possibilidade de reformar o capitalismo, sem destruí-lo. No Brasil, as ideias socialdemocratas chegaram na transição para o regime democrático, no final da década de 70. “O PSDB nasceu nesse contexto. E com o PSDB, o plano Real e o governo FHC, a social democracia ganhou expressão no Brasil”, disse Aníbal.
“Nos governo do PSDB, a Petrobras multiplicou seu patrimônio em três vezes. E a Lei de Responsabilidade Fiscal colocou ordem na administração Pública. Mas o projeto seguinte ao nosso, embora tenha recebido uma boa herança, conseguiu devastar o país. Foi a administração da depredação”, afirmou o presidente do ITV. “Agora temos de olhar pra frente. O PSDB apresentou suas propostas prioritárias ao governo Temer. Elas incluem apoio à Lava-Jato e Reforma Política. Vamos trabalhar para isso”, concluiu.

O presidente estadual do PSDB ES, Jarbas Ribeiro de Assis Junior, ressaltou a importância do momento que o partido vive no Estado e das informações ministradas pelo ITV no encontro.
“Iniciamos no ano passado um processo de reorganização do partido, com uma série de reuniões, dialogamos com todos os diretórios municipais e agora chegou a hora da disputa, o período pré-eleitoral. O partido, através do Instituto Teotônio Vilela, trouxe informações de extrema importância para todos os nossos pré-candidatos, dando estrutura e conhecimento a todos aqueles que disputarão as eleições. Temos uma meta estipulada pela Executiva Nacional de dobramos o número de vereadores e prefeitos no estado e afirmo com convicção que todas as informações aqui disponibilizadas serão fundamentais para o nosso êxito. Nossas ações sempre serão pautadas pela ética, pela moral e pelas boas práticas nesse processo” afirmou Jarbas.
Ministrado pelo jornalista e consultor do ITV e do PSDB, André Lacerda, o módulo Comunicação e Marketing aborda, entre outros pontos, o ambiente da política nos dias de hoje. Esse ambiente, considerado “inóspito”, aliado às limitações de custos e formato da campanha, exigirá ainda mais dos candidatos conteúdo e veracidade nas mensagens aos eleitores. “Essa não será a eleição do blefe, do chavão. O eleitor vai exigir dos candidatos mais conhecimento da realidade”, pontuou o jornalista.
A dupla formada pelo jornalista e consultor do ITV e do PSDB, Fabiano Lana, e pelo cientista político Victor Diniz aborda o uso das redes sociais nas eleições. Partindo do princípio de que “rede social dá voto”, a dupla dá dicas de uso de todas as ferramentas – Facebook, Twitter, Instagran, Site, What’s App e Snapchat – pontuando o que é positivo e negativo na forma de usá-las.
No módulo Legislação Eleitoral, os advogados Afonso Ribeiro, Gustavo Kanffer e Luciano Ceotto, especialistas em direito eleitoral e membros do Departamento Jurídico do PSDB, esclareceram as novas regras da campanha deste ano, em função das mudanças promovidas pela mini-reforma eleitoral, ressaltando o cuidado redobrado com as inúmeras restrições que a lei impõe ao pleito de outubro.

O vice-governador César Colnago destacou que com a promoção dos cursos e seminários, o PSDB está construindo condições para a retomada da pauta de crescimento do país. “Vamos aqui entender o papel da social-democracia para o país, vamos nos aprimorar na questão da legislação eleitoral, procurando fazer boas campanhas e boas gestões”, disse.
“O empenho do ITV e da executiva estadual na organização do evento serão fatores relevantes para a melhor performance dos pré-candidatos tucanos nas eleições municipais. Agradecemos e parabenizamos ao nosso amigo, senador José Aníbal, presidente nacional do ITV, pela iniciativa de levar aos estados o Curso para pré-candidatos.”

Em sua fala, o Senador Ricardo Ferraço chamou atenção para o fato de que quando o país vai mal e sem rumo, é muito difícil que os municípios consigam fazer o seu desenvolvimento local, à despeito disso. Disse, que as mobilizações populares demostraram que os brasileiros estão desgastados e que não suportam mais governos que sejam ineficientes, mentirosos e indecentes.
“O ITV, apresentou um conjunto de questões importantes para o desdobramento de uma boa campanha eleitoral, pois a política é para melhorar a vida das pessoas e não de nós políticos. Não vale à pena fazer qualquer tipo de jogo e de aliança para ganhar as eleições. A história política do Brasil já demonstrou que a vitória a todo e qualquer custo, não trás resultados positivos para o país”.

O deputado federal Max Filho, em sua fala, se colocou à disposição de todos os pré-candidatos tucanos do Espírito Santo no processo eleitoral que se inicia, agradeceu a participação expressiva dos diretórios no Curso promovido pelo ITV e parabenizou o presidente estadual Jarbas Ribeiro pela organização do evento.
“Estamos a disposição de todos os companheiros, para ajudar naquilo que for necessário, na construção e consolidação das candidaturas a prefeito e vereador. O PSDB ES respeita a autonomia política de cada município, para dirigir suas alianças partidárias dentro dos princípios da socialdemocracia. Agradecemos a presença maciça dos diretórios municipais, que se deslocaram com o objetivo específico de aprendizado e aperfeiçoamento.
Aproveito a oportunidade para parabenizar ao nosso presidente estadual Jarbas, por esse belíssimo evento, numa demonstração de força e crescimento do nosso partido em todas as regiões do Espírito Santo”, destacou Max

Luiz Paulo Vellozo Lucas, ex-prefeito de Vitória e ex-deputado, destacou que, no Espírito Santo, está havendo a reconstrução e a construção do PSDB em vários municípios, o que é reforçado com a presença de mais de 500 tucanos capixabas ao Curso para Pré-Candidatos. “Somos um time só. Somos um partido que tem história, que tem presente e que tem futuro”, completou.

O deputado estadual Sergio Majeski destacou que com a atual crise ética, política e econômica pela qual passa o país, esta será uma eleição diferenciada das demais. E por isso, recomendou que os pré-candidatos sejam verdadeiros ao usarem as redes sociais, pois os eleitores cansaram de discursos que não caminham com as práticas que os políticos têm no dia-a-dia: “A população já não suporta mais a figura do político onde o discurso vai em uma direção e a sua prática para outra. Resgatar a confiança da população é ter o desafio de demonstrar que o discurso faz parte de seus atos na vida política”.

Já o deputado Marcos Mansur frisou a união que tem observado entre os diretórios municipais e solicitou ao presidente estadual Jarbas Ribeiro que promova a interiorização de Cursos como o ministrado neste sábado.
“Ações como esta ampliam e fortalecem a coesão do PSDB ES. Precisamos trabalhar no sentido de interiorizar Cursos como este, pois somente com informações e conteúdos de qualidade serem exitosos no pleito que se aproxima”, completou.

Nerlinho Caus, presidente do ITV ES, empossado no dia 30 de maio, fez o encerramento oficial do Curso, e em sua fala destacou que novos projetos já estão sendo desenvolvidos objetivando interiorizar as ações do Instituto no Espírito Santo.
“Quero reiterar os agradecimentos por vocês terem se deslocado até aqui, dando uma demonstração inequívoca de civismo e de cidadania. Quero homenagear a equipe que organizou e estruturou este trabalho, tanto a local quanto a equipe de Brasília, e também registrar aos senhores que nosso trabalho está apenas iniciando a frente do ITV ES; eu reitero e relembro que iremos desenvolver nos municípios e nas regiões, o que nós intitulamos “Caravanas da Cidadania”, e por certo dentre em breve nos encontraremos nos municípios de vocês, levando novas temáticas e informações de extrema relevância para o crescimento do partido”.