
Lideranças tucanas, representantes de entidades protetoras dos animais, ativistas e pessoas que se identificam com o assunto lotaram o auditório do Sindifer, em Vitória, na noite de ontem, para participar da reunião especial do Fórum do Bem-Estar animal.
Promovida pelo vereador de Vitória Luiz Emanuel Zouain, a reunião contou com a participação especial do deputado federal Ricardo Tripoli (PSDB-SP), cuja atuação se destaca pela luta em defesa dos direitos dos animais. O parlamentar falou um pouco sobre seus projetos e das suas ações para combater abusos e crueldades cometidas contra bichos em São Paulo, como tráfico de animais silvestres, matadouros irregulares (inclusive de cachorro, de um restaurante coreano que servia carne canina), maus tratos, dentre outras atrocidades.
“São nossos pequenos irmãos que não falam, mas têm em nós a sua representação. É difícil encontrar pessoas que se envolvam e sintam o que eu sinto com a obstrução de projetos que tanto ajudariam os animais. Vocês, capixabas, estão muito bem representados, pois o deputado César Colnago é um grande aliado nessa causa e muito tem me ajudado nessa luta lá no Congresso”, afirmou.
Apesar das dificuldades, Tripoli destacou que a causa animal vem ganhando notoriedade, crescimento e força em todo o Brasil. “Eles vão saber quantos somos”.
Colnago também elogiou o comprometimento do parlamentar. “Tripoli está fazendo um mandato inovador, rompendo preconceitos. Num mundo civilizado, é preciso cuidar bem de todas as formas de vida, inclusive dos animais”, destacou.
Tripoli veio ao Estado a convite do vereador Luiz Emanuel Zouain que, em Vitória, é um grande militante da causa animal. “É uma honra ter conosco esse deputado tão envolvido com questões a frente de seu tempo. Precisamos que mais agentes políticos se comprometam com essa causa suprapartidária. Em Vitória, por exemplo, há cerca de seis mil animais abandonados”, informou o vereador.
O segundo vice-presidente do PSDB-ES, Guerino Balestrassi, destacou a importância do ativismo. “Num mundo sustentável, é fundamental que todas as formas de vida sejam bem tratadas e temos que lutar por isso. É preciso que se tenha, também para com os animais, esse olhar de carinho e de cuidado. Por isso, é muito importante participarmos de encontros como esse”, afirmou Guerino. Na reunião, os participantes tiveram a chance de fazer perguntas e dar sugestões acerca do assunto.
Coordenador de Fauna da Frente Parlamentar Ambientalista do Congresso Nacional, o deputado Ricardo Tripoli pretende promover uma maior difusão do conhecimento das leis e instrumentos legais que tratam da questão animal nas esferas estadual e federal.
Tripoli criou o projeto de Lei 2833/2011, que criminaliza a violência contra animais. A proposta eleva consideravelmente as penas dos crimes cometidos contra cães e gatos e das práticas que atentam contra a vida, a saúde ou a sua integridade física. O parlamentar ficou com a guarda de dois cães da raça beagle, retirados do Instituto Royal, que em outubro do ano passado foi invadido por ativistas