PSDB – ES

Desafios da ciência e da tecnologia no Estado, por Guerino Balestrassi

guerino1Artigo publicado no Jornal A Gazeta – 24 de Junho de 2015

Diariamente, acompanhamos os noticiários informando as novas tecnologias e inovações que facilitam o cotidiano das empresas, indústrias e da vida de milhares de pessoas. Novas técnicas e equipamentos desvendam os segredos para uma vida saudável. Um aplicativo de celular nos auxilia a encurtar caminhos. Ciência e inovação como vanguarda e benefícios em grande escala.

Dessa forma, cabe aos formuladores de políticas públicas o papel de antever problemas e, não somente, a resolução de demandas represadas. E, mais, o desafio da consulta popular, mecanismo que geralmente busca soluções de curto prazo. Essa é a principal missão que recebemos do governador Paulo Hartung à frente da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti).

Iniciamos com reuniões públicas com pesquisadores, acadêmicos, empresários, inventores, inovadores e gestores, dentre outros. Colhemos propostas e as submetemos no Seminário de Planejamento do governo. Por fim, à apreciação pelos membros do Conselho Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Concitec), órgão deliberativo e controle social.

Para o desenvolvimento das regiões do Estado, estamos em vias de conclusão do Mapa da Inovação capixaba. Também é necessário fomentar iniciativas empreendedoras, como start ups, incubadoras, polos e parques tecnológicos.

Também é necessário fortalecer a rede de educação profissional e tecnológica do Espírito Santo. E, respeitando a vocação do Estado em abrigar grandes plantas industriais, fomentar a rede de fornecedores e dotá-los de laboratórios de testes e ensaios confiáveis e acreditados pelo Inmetro.

É preciso ainda estimular a comunidade escolar a perceber a educação como desenvolvimento pessoal e, também, para criação de ferramentas e aplicativos, principalmente de Tecnologia de Informação e Comunicação (TICs) que possam gerar negócios e oportunidades. E fazer com que os conhecimentos acadêmicos cheguem às micro e pequenas empresas para que tenham condições de enfrentar a concorrência, cada vez mais competitiva e global.

Guerino Balestrassi
Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional
Vice-presidente Estadual PSDB

Artigo publicado no Jornal A Gazeta – 24 de Junho de 2015

 

Ver mais