
Enquanto os professores reivindicam melhores salários e melhores condições de trabalho e a população vai as ruas por melhorias na educação, as aplicações do governo no programa Educação Básica revelam que muito o se fazer para que a educação que todos desejam seja uma realidade.
Dos R$ 30,8 bilhões autorizados para aplicações na rubrica em 2013, apenas 57% do total foi gasto até 9 de outubro, menos de R$ 18 bilhões.
O programa engloba ações para a educação infantil, ensino fundamental e ensino médio e possui iniciativas que vão desde a construção de escolas ao apoio a alimentação dos estudantes da rede pública de ensino.
O deputado estadual e também professor Marcos Mansur classifica a situação como indigna e frustrante. “Todos nós sabemos que a educação devia ser prioridade, mas a realidade é que o governo federal não cumpre nem o que está na lei. Recentemente a presidente Dilma disse, com os recursos dos royalities, o Brasil ia ter uma educação de primeiro mundo, mas a realidade é outra”, destacou o parlamentar.
Mansur atribui a situação frustrante da educação a três fatores: corrupção, má gestão e burocracia. “Temos nesse governo um índice de corrupção altíssimo e isso está comprovado. O governo faz programas e mais programas voltados para grupos de interesse e não foca no principal objetivo que é uma educação de qualidade. E para piorar tem essa burocracia que nos impede de avançar”, avaliou o deputado.