Administrar, investir em tecnologias e inovar nas práticas pedagógicas são primícias do contexto organizacional da educação de Itapemirimem2013. Foram projetos, ações e realizações que tiveram como principal missão a reestruturação da gestão educacional do município, em um esforço que exigiu coordenação e planejamento com intensidade.
Os nossos alunos são encarados como peças fundamentais para a construção de uma sociedade e de um país justo e é neles que está depositada toda nossa confiança. Para que isto aconteça é necessário priorizar uma educação de melhor qualidade, em que todos os inseridos no ambiente escolar sejam vistos como formadores e para eles devem estar direcionadas as nossas ações.
Parte desse conjunto de esforços está presente na nossa política de formação continuada para professores e também para os profissionais que trabalham como apoio pedagógico nas escolas, a implantação de um programa de reforço escolar no contraturno em escolas localizadas, tanto nas áreas urbanas como nas rurais, e a ampliação do acesso à escola por meio da Educação de Jovens e Adultos.
Para permitir que resultados positivos fossem alcançados, todas as escolas receberam novos aparelhos tecnológicos, como televisores e impressoras, e os seus docentes participaram de uma jornada pedagógica de mais de 25 horas de capacitação. Outro caminho encontrado foi a formação de parcerias que, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde, nos permitiu priorizar o atendimento médico ao profissional da Educação.
O maior símbolo desses investimentos pode ser sentido pela população da comunidade de Sapucaia, uma área rural onde está situada a Escola Fazenda Adelaide. A unidade de ensino funcionou durante 40 anos, desde sua inauguração, sem energia elétrica e equipamentos que pudessem dar o mínimo de recursos possíveis aos alunos e professores. Hoje a situação permite que os estudantes tenham ventiladores, água fresca e uma merenda de qualidade.
Pensar na Educação é pensar como um todo: nas crianças, nas famílias, nos profissionais e na proporção que os nossos investimentos irão tomar. A geração das oportunidades educacionais só é possível trabalhando de forma conjunta, em que nosso aluno, principal ator social deste contexto, será o maior beneficiado.
Viviane Peçanha é pedagoga, secretária municipal de Educação e vice-prefeita de Itapemirim pelo PSDB