PSDB – ES

Em missão na China, Luiz Paulo busca investimentos para o ES

Luiz-Paulo-Foto-George-Gianni-PSDB-2Representando o Governo do Estado, o presidente do Bandes (Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo) Luiz Paulo Vellozo Lucas viajou neste sábado (20) com uma delegação composta por representantes de importantes órgãos do Espírito Santo para Guangzhou, em uma missão oficial articulada pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil-China.

Com 14 membros, entre eles o presidente da Amunes (Associação dos Municípios do Espírito Santo) Dalton Perin, o diretor presidente da Codesa (Companhia Docas do Espírito Santo) Clovis Lascosque e empreendedores capixabas, a comitiva tem como objetivo principal criar uma linha direta para transações comerciais entre Guangzhou e o Estado em diversos segmentos.

Guangzhou é capital e maior cidade da província de Guangdong. Localizada no sul da China e a cerca de 120 km ao norte de Hong Kong, é um importante centro portuário do país. Com aproximadamente 12.780.000 habitantes é a terceira maior cidade da China, depois de Xangai e Pequim, e um dos maiores centros industriais, administrativos e financeiros do país.

Em 2008, Guangzhou foi classificada como uma “Cidade Global”, status adquirido quando uma metrópole é considerada extremamente relevante na hierarquia de importância para o funcionamento do sistema global de finanças e comércio.

Além de disponibilizar recursos sob a forma de financiamentos, o Bandes também cumpre papel de articulador do Governo junto à iniciativa privada e às entidades não governamentais. O banco atua também na captação de investimentos, oferecendo, quando necessário, apoio técnico e administrativo ao Governo Estadual em articulações com empresas interessadas em se instalar no Espírito Santo.

Como instituição que tem por objetivo principal fornecer soluções financeiras e estratégicas para o desenvolvimento sustentável do estado, o Bandes tem papel fundamental na missão oficial capixaba na China.

A comitiva ficará 4 dias na cidade de Guangzhou.

A importância da Codesa/ Amunes/ Câmara de Comércio Brasil – China

O complexo portuário do Espírito Santo – um dos maiores da América Latina – é de suma importância para o desenvolvimento do Estado. É responsável por cerca de 9% do valor exportado e por 5% do valor importado pelo país. No total, movimenta em torno de 45% do PIB Estadual. Sua estrutura permite a movimentação de diversos tipos de carga.

A Codesa
A Companhia Docas do Espírito Santo, autoridade Portuária do Estado, cuja atuação envolve os seguintes terminais, públicos e arrendados:

Cais Comercial de Vitória: operando com carga geral, açúcar, granito, produtos siderúrgicos, concentrado de cobre, equipamentos e acessórios para prospecção de petróleo e gás. Possui infraestrutura e serviços especializados para uma variedade de demandas do mercado de petróleo e gás offshore durante a prospecção, perfuração e exploração.

Cais de Capuaba (Vila Velha): especializado na movimentação de Contêineres, operando também navios roll-on roll-off (veículos), granito e cargas gerais,  e um Terminal Público, que opera produtos agrícolas, carga geral, granéis sólidos, produtos siderúrgicos, automóveis, máquinas e equipamentos, granito em blocos e também equipamentos e acessórios para prospecção de petróleo e gás. Ambos têm acesso ao sistema rodo-ferroviário.

Cais de Paul: especializado na movimentação de granéis sólidos, carga geral e veículos é um Cais Público com acesso ferroviário que opera ferro gusa.
Terminal Flexibrás: especializado para embarcações de apoio offshore, com condições para atracar navios de até 140 metros de comprimento. É um Terminal Industrial arrendado à empresa TECHNIP, onde produz tubos flexíveis destinados às atividades de exploração de petróleo e gás.

Terminal de Granéis Líquidos de São Torquato: destinado à movimentação de derivados de petróleo e álcool, podendo receber navios até 145 metros.

Dolfins de Atalaia: é um terminal destinado às operações com granéis líquidos, capaz de receber navios de até 180 metros.

Terminal da ZEMAX: é utilizado nas atividades de apoio às operações de exploração de petróleo e gás.

Cia Portuária Vila Velha: especializado nas atividades de apoio às operações de offshore.

Porto de Barra do Riacho – porto público, que abriga dois terminais privados:
1 – Portocel, especializado na movimentação de celulose e madeira, de propriedade da empresa Fibria Celulose S.A, são especializados na movimentação de celulose e de madeira;
2 – Terminal da Petrobras (Transpetro), para movimentação de gás  e c5+.
Porto de Praia Mole: Possui infraestrutura pública de proteção e acesso aquaviário. Conta com 02  terminais privados, um para movimentação de produtos siderúrgicos e carvão mineral. Os terminais têm acesso ao sistema ferroviário.

Amunes
A Associação dos Municípios do Espírito Santo tem um importante papel na defesa dos interesses dos municípios do estado. Trabalha agregando as demandas dos municípios para que seja formulada uma pauta estadual e nacional para o movimento municipalista. Promove de forma cooperativa subsidiária o desenvolvimento da gestão pública municipal em toda a multiplicidade de seus aspectos, realizando ou apoiando estudos e pesquisas voltados à promoção do bem-estar social e progresso das comunidades municipais, tendo como metodologia a solução planificada de seus problemas.

Câmara de Comércio e Indústria Brasil – China
A Câmara Brasil-China (CCIBC) é uma organização independente, sem fins lucrativos, fundada em 1986 em São Paulo.

É a única Câmara Brasil e China legitimada pelo Conselho Chinês para Promoção do Comércio Internacional (CCPIT), pela Confederação Nacional do Comércio (CNC) e pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e mantemos acordos com entidades como: Confederação Nacional da Indústria (CNI); Associação das Empresas Nacionais Exportadoras (AEB) e a Confederação das Associações Comerciais do Brasil (CACB).

A CCIBC tem como objetivo promover o intercambio e a cooperação nos campos econômico, acadêmico e cultural entre Brasil e China e fomentar a relação entre seus povos, contando com o apoio da comunidade empresarial, dos meios diplomáticos e do governo.

Um dos maiores deveres da Câmara é informar, apoiar e assistir empresas brasileiras e chinesas para o desenvolvimento de parcerias estratégicas e para o fortalecimento dos laços entre os dois países, seu desenvolvimento e o benefício mútuo de seus povos.

As principais funções é guiar e informar empresas chinesas e brasileiras acerca de como conduzir os negócios e como lidar como as leis e regulações em vigor em ambos os países

O estreitamento da relação entre os dois países resultou, na última década, no crescimento de 2000% na corrente de comércio bilateral, dezenas de bilhões de dólares em investimentos e um relacionamento mais sólido e bem sucedido.

Informações adicionais:

Assessoria de Comunicação PSDB ES
Rafael Aquino
27 3227-2442 / 99851-5148
impremsa@psdb-es.org.br
www.psdb.org.br/es

 

 

Ver mais