A Prefeitura de Vila Velha fixou a meta de atingir 100% de cobertura vacinal contra a febre amarela no final deste mês. O secretário municipal de Saúde, Jarbas Ribeiro de Assis Júnior, anunciou nesta quinta-feira (2) a meta a ser alcançada com a ação intensiva de vacinação em massa contra febre amarela no município.
De acordo com o planejamento montado pelos técnicos da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (Semas), a mobilização, que inclui mutirões aos sábados, vai permitir que sejam imunizados entre 15 a 20 mil pessoas e, na programação de segundas às sextas-feiras nas 17 unidades de Saúde, a meta a atingir é de 10 mil a 15 mil por dia.
Com funcionamento a partir das 8h às 17h, 13 das 17 Unidades de Saúde funcionam nesta sexta-feira: Glória, Vila Nova, Ibes, Santa Rita, Barramares, Jardim Marilândia, Paul, Araçás, Dom João Batista, Vila Garrido, São Torquato, Vale Encantado, Barra do Jucu.
Os usuários de Coqueiral de Itaparica que queiram se vacinar contra febre amarela serão redirecionados para o ginásio Tartarugão – inclusive quem recebeu senha nesta quinta-feira (2), mas não foi vacinado – ficando a US de Itaparica apenas realizando exames e outras vacinações de rotina.
Além do ginásio Tartarugão, a campanha em massa em Vila Velha ganha também nesta sexta-feira importante reforço com a participação do Santuário de Vila Velha, no Centro, como mais um ponto alternativo de vacinação, a partir das 8h.
Além de ampliar os pontos de vacinação durante o mês de março, A Secretaria Municipal de Saúde de Vila Velha solicitou ao Governo do Estado a participação de 50 homens do Corpo de Bombeiros Militar treinados pela Secretaria Estadual de Saúde em vacinações.
Outra articulação está em curso junto ao Conselho Regional de Enfermagem (Coren) para buscar o apoio de profissionais que possam de forma voluntária também contribuir para a ação intensiva. Em Vila Velha residem seis mil profissionais de Enfermagem.