Brasília – O senador Ricardo Ferraço protocolou nesta quarta (8) requerimentos para que o Procurador-Geral da República (PGR), Rodrigo Janot, e o ministro Teori Zavascki, relator da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), divulguem o conteúdo do suposto pedido de prisão dos senadores Renan Calheiros (PMDB-AL), presidente do Senado, e Romero Jucá (PMDB-RR), do ex-presidente da República José Sarney (PMDB-AP) e do presidente afastado da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).
“A reserva na divulgação dos fundamentos desses eventuais pedidos de prisão leva instabilidade a uma das mais importantes e antigas instituições da República, o Senado. E as especulações em torno deles acabam por colocar perante a sociedade o questionamento de nossa legitimidade”, argumentou o senador capixaba.
Ferraço enviou também ao ministro Zavascki requerimento para que fosse revelado todo o conteúdo das gravações realizadas pelo ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado, parcialmente divulgadas pela imprensa. Idêntico pedido já foi protocolado ontem (7) ao procurador-geral da República, com o apoio de 15 senadores da base e da oposição.
*Da assessoria do senador Ricardo Ferraço