Os governistas tentaram substituir a fiscalização, a ser feita pelo Tribunal de Contas da União, pela realização de uma audiência pública, o que foi rejeitado por Max Filho.
Uma manobra da bancada do governo impediu a Comissão de Educação da Câmara Federal de aprovar, nesta quarta-feira (09/09), um pedido de fiscalização no Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), apresentado pelo deputado Max Filho.
Os governistas tentaram substituir a fiscalização, a ser feita pelo Tribunal de Contas da União (TCU), pela realização de uma audiência pública, o que foi rejeitado por Max Filho.
Na votação, houve empate entre deputados favoráveis e contrários à fiscalização. Coube ao presidente da Comissão o desempate em favor da fiscalização, mas os parlamentares do PT entraram em obstrução e pediram verificação de quorum, derrubando a sessão. Com isso, o projeto de Max Filho deve ser submetido à nova votação na próxima semana.
O deputado Max Filho pediu a fiscalização com base em reportagem apresentada pelo programa Bom Dia Brasil, da TV Globo, em 27 abril deste ano. A partir de um relatório da Controladoria Geral da União, a reportagem apresentou indícios de mau uso do dinheiro público, que deveria ser aplicado na reestruturação das universidades públicas. O Governo impede fiscalização no Reuni.
O orçamento do Reuni para este ano é de R$ 3,2 bilhões.
Link para o relatório http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra?codteor=1370536&filename=Parecer-CE-12-08-2015
Assessoria de imprensa Deputado Max Filho
Gilson Euzébio