A Comissão de Cidadania realizou nesta quarta-feira (23), audiência pública sobre o extermínio de jovens no Espírito Santo. O deputado Sergio Majeski, membro do colegiado, foi o proponente da sessão. Este evento faz parte das atividades que estão sendo realizadas esta semana no Estado pelo Conselho Estadual de Juventude (Cejuve), com o tema “Ser jovem não é crime” e o subtema “Redução da Maioridade Penal”.
Dados
O Espírito Santo é o segundo em mortes de jovens entre 16 e 17 anos, conforme revelou recentemente o Mapa da Violência. De acordo ao presidente do Cejuve, Gustavo Badaró, a população dos municípios capixabas é geralmente composta por 27% de jovens.
Em 2011, foi sancionada lei de autoria do ex-deputado Claudio Vereza, que instituiu a semana e a incluiu no calendário oficial de eventos do Estado. Na mesma proposição, foi definida a data de 21 de setembro como o Dia Estadual do Combate ao Extermínio de Jovens.
Programação da Semana
Abordando o tema do extermínio de jovens, atividades como palestras, oficinas e debates estão previstos. Confira programação de quinta (24) e sexta-feira (25):
Quinta-feira (24/09) – Oficina de grafitagem. Das 8 às 9 horas e das 13 às 14 horas. Local: CEC Reame (Rua Independência, 26, bairro Cruzeiro do Sul, Cariacica) e Conferência Livre de Juventude no Iases.
Sexta-feira (25/09) – Exibição cineclubista e penteado afro. Das 15 às 17 horas. Local: Emef Eliane Rodrigues dos Santos, Ilha das Caieiras, Vitória, e lançamento do livro “Juventudes Negras do Brasil”, a partir das 19 horas.
Assessoria de Comunicação
Deputado Sergio Majeski