O deputado federal Max Filho, candidato tucano que disputa o segundo turno para a Prefeitura de Vila Velha disparou nas pesquisas e abriu 19,2 pontos sobre o concorrente.
A pesquisa do Instituto Futura foi divulgada nesta sexta-feira (28) pela TV Gazeta/Globo, no jornal ESTV 2ª Edição. O levantamento foi encomendado pelo Jornal A Gazeta, que publica a íntegra na edição deste sábado.
“Carreta e eu estamos muito felizes com o resultado dessa pesquisa, que mostrou mais uma vez o crescimento contínuo de nossa candidatura. Mas, como dizem no futebol, a partida só acaba quando termina. Assim também é numa eleição. Por isso, vamos continuar nossa caminhada pedindo votos até o final, até o último minuto. Eu agradeço ao povo de Vila Velha por demonstrar que vai votar em peso no 45 neste domingo. E peço para que todos mantenham o pique votem no Max Filho. Obrigado, Vila Velha! Vem junto com a gente!”
DADOS
O nível de confiança da pesquisa é de 95%. Segundo o Futura, isso significa que, considerando a margem de erro, a chance de o resultado retratar a realidade é de 95%. A margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos.
Votos totais (estimulada):
– Max Filho (PSDB) – 47,1% (com a margem de erro, entre 43,1% e 51,1%)
– Neucimar Fraga (PSD) – 31,9% (entre 27,9% e 35,9%)
– Brancos e nulos – 14,3%
– Não sabem, não responderam, indecisos – 6,7%
No levantamento anterior, Max Filho tinha 48%, Neucimar Fraga, 34,8%, brancos e nulos eram 11,3% e não sabem, não responderam, indecisos, 6%.
Votos válidos:
– Max Filho (PSDB) – 59,6% (pela margem de erro entre 55,6% e 63,6%)
– Neucimar Fraga (PSD) – 40,4% (entre 36,4% e 44,4%)
No levantamento anterior, o instituto não divulgou a porcentagem de votos válidos.
Para calcular os votos válidos, são excluídos da mostra os votos brancos, nulos e os eleitores que se declaram indecisos. Esse procedimento é o mesmo usado pela Justiça Eleitoral na hora de divulgar o resultado oficial da eleição.
O Futura ouviu 600 eleitores de Vila Velha no dia 27 de outubro. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o protocolo ES-05965/2016.
(Com informações do G1).