PSDB – ES

Max Filho anuncia melhorias na Lagoa Grande, em Ponta da Fruta

O prefeito de Vila Velha Max Filho anunciou, na noite dessa segunda-feira (21), no Teatro Municipal “Elio de Almeida Vianna”, a liberação da emenda parlamentar para execução das obras de melhorias na orla da Lagoa Grande, local muito frequentado por banhistas. Os recursos no valor de R$ 350 mil já estão garantidos no Orçamento Geral da União e devem ser empenhado até o final deste ano.

O prefeito citou que a emenda havia sido cortada no mandato da presidente afastada Dilma Rousseff e bloqueada em 2016 para 2017. Mas no mês de junho deste ano, segundo o prefeito Max Filho, a emenda finalmente foi desbloqueada. “Já estamos dialogando com a comunidade, apresentando um plano de trabalho, e a expectativa é de que o Governo Federal empenhe o valor na virada do ano. Sendo assim, no início do ano que vem já executaremos os serviços”, explicou.

O prefeito Max Filho justificou a ausência do secretário Municipal de Infraestrutura, Projetos e Obras (SEMIPRO), Luíz Otávio Machado de Carvalho e do Secretário Municipal de Governo (SEMGOV), Saturnino de Freitas Mauro, em decorrência do fechamento de alguns editais para projetos importantes na área de educação, saúde e infraestrutura. Ambos estavam representados por servidores das respectivas pastas.

Dando voz à comunidade, os seis oradores da noite reivindicaram na Assembleia Popular melhorias na área de educação, segurança, infraestrutura e meio ambiente. Respondendo a uma solicitação na área de infraestrutura, em relação à retomada dos serviços de manutenção das vias nos bairros Pontal das Garças e Darly Santos, a representante e engenheira da Semipro, Thakla Chequer, informou que está em fase de conclusão o processo licitatório para contratação de serviços utilizando máquinas e equipamentos, para realização desse tipo de intervenção.

Caso os trâmites do processo licitatório ocorram dentro da normalidade, a secretaria estará retomando as ações de manutenção na semana seguinte, seguindo um planejamento de atuação nas diversas regiões do município. Os dois bairros também serão contemplados.

O morador do bairro Itapuã, Rafael Loureiro, pediu ação em relação ao uso da Praça Agenor Moreira, também conhecida como “Praça do juiz Alexandre”, pois sofrem com a situação de sujeira deixada por donos de cachorros que tomam conta da quadra do local, inibindo a utilização por crianças e moradores do bairro.

Para justificar, inicialmente a secretária Municipal de Serviços Urbanos, Marizete de Oliveira Silva, garantiu que uma placa direcionando a utilização da quadra está sendo confeccionada e deve ser instalada ainda esta semana, assim como folders educativos e de conscientização serão distribuídos na região. O secretário Municipal de Cultura, Esportes e Lazer, Luiz Felipe Faria de Azevedo, informou que uma reunião foi realizada na última semana com parte interessada, onde foi sugerida uma conciliação por meio de uma reestruturação da Praça, que atenderia à utilização por crianças, moradores e local específico para uso de animais.

Para tranquilizar os moradores presentes em relação à situação da Praça, o prefeito garantiu o envio da equipe de fiscalização. Ele citou os esforços da Prefeitura e o trabalho integrado entre as secretarias, para solucionar esta e outras demandas. “Muitas vezes no setor público uma secretaria não conversa com a outra, e é necessário que haja esta integração, pois existem demandas complexas que envolvem mais de uma pasta, acrescentou. “Vamos continuar trabalhando de forma integrada para propiciar boas soluções, que resolvam os problemas e ofereçam mais bem estar para população”, reforçou o prefeito Max Filho.

Ver mais