Ao participar de um debate na rádio CBN, na tarde desta quarta-feira (7), sobre ações do poder público para atender a população em situação de rua, o prefeito de Vila Velha, Max Filho, propôs a união com instituições e cidadãos para buscar soluções. A ideia de que cada uma das pessoas nessa situação no município seja “adotada” por uma igreja e, em seguida, encaminhada para os órgãos de assistência social municipal.
“A Secretaria Municipal de Assistência Social está entabulando parcerias”, revelou o prefeito. “E o ideal é que as instituições se integrem ao Centro Pop para que as políticas sejam organizadas”, ressaltou.
Max destacou a liderança do Governo do Estado na solução desses casos, mas enfatizou que as prefeituras é que lidam com o problema no dia-a-dia. “A tarefa é das prefeituras, elas estão na ponta do atendimento, mais próximas da população”, disse.
O prefeito listou ações da PMVV e locais de atendimento às pessoas em situação de rua, além de revelar parte do planejamento para o segundo semestre. “A conjuntura econômica afeta a todos, mas nós dobramos nossa equipe de abordagem, isso é um investimento. No próximo semestre, vamos elaborar o mapa dos sonhos de cada uma dessas pessoas, prepará-los para o mercado de trabalho a partir dos desejos de cada um”, completou.
O mapa de sonhos é uma ferramenta para apurar as aspirações das pessoas em relação à sua vida profissional e pessoal, para indicar no que eles gostariam de trabalhar e o que gostariam de aprender a fazer.
Em 2017, a Prefeitura de Vila Velha já conseguiu retornar para suas famílias 32 pessoas que viviam nas ruas.
SERVIÇO
Rede de Acolhimento
1 – Abrigo João Calvino
Localização: Rua Luiz Gabeira, nº 13. Bairro: Divino Espírito Santo
Público Alvo: População em situação de rua e migrantes, maiores de 18 anos, de ambos os sexos.
Período de Funcionamento: 24 h
Atendimento: 35/mês
Contatos: 3139-9018 / 3149-9498
2 – Abrigo Bom Samaritano
Localização: Rua Moacyr Motta, 37. Bairro: Santa Rita
Público Alvo: População em situação de rua e migrantes, maiores de 18 anos do sexo masculino
Período de Funcionamento: 24 horas
Atendimento: 19/mês
Contato: 3391-5044
3 – Centro Especializado para a População em Situação de Rua (Centro Pop)
Localização: Avenida Gonçalves Lêdo, 16. Bairro: Divino Espírito Santo. Tel: Público Alvo: População em situação de rua e migrantes, maiores de 18 anos do sexo masculino
Período de Funcionamento: 8 horas às 17 horas, das segundas-feiras às sextas-feiras (úteis)
Atendimento: 65/mês
Contato: (27) 3139-9537