O deputado federal Max Filho disse que está confiante na derrubada do veto presidencial ao Projeto de Lei 28 para restabelecer o reajuste salarial dos servidores, nos termos aprovados pelo Parlamento.
“Estou confiante. Recebi orientação do nosso partido pela derrubada, e várias outras bancadas têm encaminhado no mesmo sentido”, afirmou.
A derrubada do veto, segundo ele, é uma questão de justiça. “Os servidores do Judiciário estão há nove anos sem qualquer reajuste. É uma categoria quer não tem nem data base, e que acumula perdas superiores a 70% na sua remuneração”, comentou Max Filho. Segundo ele, o projeto aprovado pela Câmara e pelo Senado, de autoria do STF e dos tribunais superiores, recompõe em aproximadamente 56% as perdas verificadas no período.
“É muito justo que derrubemos o veto da presidente da República, sob pena de pagarmos um preço ainda mais alto”, alertou. Se for mantido o veto, vão prosperar no Congresso dois novos projetos de lei de reajuste salarial do Judiciário, “que chega a reduzir vencimento de servidores efetivos” e aumenta os salários dos magistrados, que já tiveram reajuste no início deste ano.
Para Max Filho, o governo agravou o problema, quando vetou o projeto aprovado e mandou outros dois projetos ao Congresso. “Essa conta ficará mais cara do que a mera derrubada do veto”, disse ele, lembrando uma frase do jornalista Hélio Gaspari: “A barafunda do governo Dilma é criar novos problemas magnificando os velhos”.
Assessoria Deputado Federal Max Filho
Gilson Euzébio