O deputado federal Max Filho, em seu pronunciamento neste sábado (16), resgatou uma frase de Nelson Jobim, relator do impeachment do ex-presidente Collor, que, na sua defesa, dizia tratar-se de um golpe. “Bendito o golpe em que seu espectro se exaure na fiel observância de comandos constitucionais! Maldita a democracia em que o voto popular possa constituir-se em cidadela da impunidade!”
Em nome da Liderança do PSDB na Câmara, o tucano defendeu o impeachment, recordou os crimes de responsabilidade cometidos pela petista e enumerou diversas outras ilegalidades praticadas por Dilma e o PT.
Para Max, o governo Dilma é corrupto. “A prática das pedaladas fiscais termina sendo a cereja do bolo. Nunca antes na história deste País houve aparelhamento do Estado brasileiro com o objetivo claro do cometimento de crimes. É o velho patrimonialismo brasileiro a roubalheira que se instalou no governo Dilma”, completou.
Segundo ele, apesar de haver um fato jurídico que incita a Casa ao julgamento que vai acontecer amanhã, o julgamento também será político, avaliando o “conjunto da obra” do governo petista.
“Estamos dentro do exato limite da Constituição. Estamos na plena vigência do Estado Democrático de Direito. Não há golpe! O que há é um processo legítimo do impeachment que vai ser votado amanhã à tarde”, declarou. “Que o Brasil possa voltar a sorrir a partir da segunda-feira”, completou.