PSDB – ES

Max Filho rejeita congelamento de salário do funcionalismo

max-filho2-300x197-300x197O deputado Max Filho criticou, nesta terça-feira (05/04), o congelamento dos salários dos servidores públicos, por dois anos, previsto no Projeto de Lei 257, de 2016, encaminhado ao Congresso pelo Poder Executivo. “O 257 é um projeto draconiano e impõe uma sanção contra o funcionalismo público estadual, municipal e federal”, denunciou ele em discurso no Plenário.

O projeto, que está na pauta de votação, trata da renegociação da dívida dos estados com a União: os devedores terão mais 240 meses para quitar suas dívidas, além do prazo fixado nos contratos. Da tribuna, Max Filho defendeu a ampliação do prazo para pagamento da dívida, e pediu a rejeição dos dispositivos que tratam dos salários do funcionalismo.

No artigo 3º, o projeto diz que a União poderá celebrar aditivos de contrato com os estados, desde que estes se comprometam a “não conceder vantagem, aumento, reajustes ou adequação de remunerações a qualquer título” pelo prazo de dois anos, contados a partir da assinatura do acordo. Nesse período, os governadores terão ainda que “limitar o crescimento das outras despesas correntes, exceto transferências a Municípios e Pasep, à variação da inflação, aferida anualmente pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – IPCA ou por outro que venha a substituí-lo”.

Pelo projeto, os governadores terão que impedir a edição de leis ou criação de programas de incentivo ou de benefícios fiscais e financeiros, e suspender a “admissão ou contratação de pessoal, a qualquer título, inclusive por empresas estatais dependentes, por autarquias e por fundações instituídas e mantidas pelo Poder Público”. Só poderão autorizar reposição de pessoal em decorrência de vacância de cargo, de aposentadoria ou falecimento de servidores nas “áreas de educação, saúde e segurança”. O projeto impõe ainda redução de 10% na despesa mensal com cargos de livre provimento.

Para Max Filho, a iniciativa da presidente Dilma Rousseff é “muito pior” do que pregam os neoliberais: “O projeto da presidente Dilma Rousseff é de fazer corar de vergonha os luminares do neoliberalismo, como Ronald Reagan, Margareth Thatcher, o Consenso de Washington. É um governo que deu um cavalo de pau e abraçou a tese neoliberal”.

Max Filho reclamou ainda da falta de sensibilidade dos parlamentares para a situação de algumas categorias de servidores públicos. No ano passado, lembrou, o Congresso não derrubou o veto da presidente Dilma Rousseff ao projeto de lei que reajustava os salários dos servidores do Poder Judiciário Federal, que estão há 10 anos sem reposição de seus salários.

 

Ver mais