
Indispensáveis para a formação de todas as profissões, os professores lutam diariamente pelo avanço do ensino visando à transformação da nossa sociedade. Muito mais do que transmitir conhecimento, os educadores ensinam com dedicação, ao mesmo tempo em que não se cansam de lutar pela valorização que tanto merecem.
Composto por pessoas de diversas profissões, o PSDB-ES possui em seu quadro muitos professores que, além da sala de aula, também escolheram o partido como aliado para lutar pelos ideais que acreditam.
O vice-presidente do PSDB-ES, Guerino balestrassi, começou a lecionar aos 16 anos, quando ainda era estudante do ensino médio, dando aulas de matemática. Durante a faculdade de Engenharia, deu aula para turmas de pré-vestibular e depois em faculdades.
Quando foi prefeito de Colatina, o município foi o primeiro do Espírito Santo a implantar o período integral na escola pública. “Como dizia Paulo Freire, não há quem não ame os professores, mas poucos indicam essa profissão. Isso ocorre porque ainda não existe uma valorização de fato da profissão e essa é uma realidade que precisa mudar. Educação precisa ser prioridade”, afirma Guerino.
O vereador de Vitória Luiz Emanuel Zouain também escolheu o magistério como profissão e, por 17 anos, foi professor de matemática em escolas públicas e particulares. Uma das prioridades de sua gestão parlamentar é a educação que, segundo ele, é o caminho para todas as mudanças.
‘Independente do parlamentar ser professor ou não, a educação tem que ser prioridade. Toda a revolução pela qual eu luto passa pela educação, que infelizmente está capengando no Brasil devido a um sistema que deseduca porque falta de educação dá voto. Mas educação também dá voto, só que consciente, voto cidadão, voto de confiança. Está quase tudo errado na educação e, a meu ver, não tem com mudar enquanto os professores não tiverem um salário digno”, destacou Luiz.
Formado em Engenharia, o ex-prefeito de Vitória Luiz Paulo Vellozo Lucas sempre lecionou. Atualmente ele dá aula da disciplina Economia e Democracia, na faculdade FDV.
“Quem dá aula nunca para de estudar e é isso que me motiva porque, para o gestor público, é fundamental estar sempre se atualizando e aprendendo. O verdadeiro capital do ser humano está na capacidade de criar, de interagir, inovar. A educação é o principal vetor para uma nação desenvolvida e isso implica nas áreas social, econômica e política. É a grande chave que nos leva em direção ao progresso”, avaliou Luiz Paulo, que também é ex-deputado federal.