Em discurso nesta quarta (02) na sessão do Congresso Nacional para votar a meta fiscal planejada pelo governo, o deputado Max Filho fez um apelo aos demais parlamentares para não aprovar a proposta. “Não podemos chancelar a política econômica que está levando o Brasil para o buraco”, disse Max Filho
Segundo ele, o governo perdeu o controle das finanças e da economia do Brasil. No terceiro trimestre deste ano, o Produto Interno Bruto caiu 4,5% em comparação com o mesmo período do ano passado, o que demonstra que a recessão é mais grave do que o esperado.
Max Filho destacou que a situação do Brasil é pior do que a da Grécia, país que enfrenta um longo período de dificuldade econômica. A retração naquele país foi de apenas 0,9%. A maioria dos países deve fechar 2015 com crescimento.
“A culpa da crise não é do resto do mundo. O problema é nosso, e foi instalado e provocado pelo atual governo”, afirmou. Para ele, tanto faz votar a favor ou contra o governo, porque, “como diz o ditado: não existe vento bom quando a nau está sem rumo”.
“O Brasil perdeu o rumo. O governo não sabe aonde quer chegar”, disse, lembrando que a Lei de Diretrizes Orçamentárias estabeleceu, para este ano, superávit de R$ 55 bilhões, mas “na última hora, no último mês de execução”, o governo prevê déficit de R$ 120 bilhões.
Max Filho acusou a presidente Dilma Rousseff de buscar no mercado financeiro o ministro da Fazenda para implantar o pacote recessivo, que está destruindo a produção, o emprego, o consumo, e, ao mesmo tempo, aumentando a dívida pública.