A insatisfação do brasileiro com a política cada vez mais atinge níveis mais alarmantes. Vemos correntes mais extremistas crescendo, e parece que os nossos congressistas não se atentaram à isto.
A população quer ver novidades na política, novas ideias, mais efetividade nas ações dos nossos parlamentares, mas, como sempre, eles vão na contramão dos anseios populares, propondo aumento do financiamento público de campanha e o distritão.
A nossa sociedade já paga mais de 800 milhões de reais, por ano, aos partidos através do fundo partidário. Agora temos esta triste proposta, onde querem o financiamento público de campanha, usando mais 0,5% do PIB para esta finalidade.
Só para efeitos comparativos, com estes 3,5 bilhões, poderíamos construir e estruturar mais de 1500 UPA’s país à fora, o que melhoraria e muito a estrutura de saúde em muitos municípios.
E para piorar, ainda querem empurrar goela a baixo o distritão. Que basicamente permitirá a perpetuação no poder daqueles que já tem mandato ou de grandes empresários que conseguirão viabilizar grandes campanhas.
Com o distritão, você jovem que, assim como eu, tem o sonho em entrar pra vida pública, terá esta tarefa, que já é bem difícil, quase inviabilizada! A baixa renovação que temos em nosso congresso, reduzirá a níveis baixíssimos.
E o mais triste nisto é vermos a população assistindo a este “museu de grandes novidades” sem nem saber as temeridades que os nossos parlamentares querem implementar!
No próximo ano teremos eleições e você, eleitor, terá a oportunidade de promover uma mudança no atual perfil do nosso parlamento. Infelizmente prevejo uma redução na quantidade de candidatos, com pessoas sérias e íntegras desistindo de candidaturas devido à esta possível nova realidade!
Vitor Otoni Damasceno
Presidente Estadual JPSDB-ES