Terminou em fracasso a primeira rodada do programa de concessões de rodovias do governo Dilma, fruto de um modelo que não para em pé e desperta irrestrita desconfiança entre os investidores. O leilão de concessão da BR-262, aberto na sexta-feira, não teve um único interessado.
” O filé anunciado pelo governo Dilma em relação a concessão da BR 262 que liga o ES a MG teve sabor de carne de segunda para o empresariado. A teimosia e arrogância do governo em não fazer a coisa certa vai desmoronar o plano de privatização das rodovias provocando um desastre de grandes proporções que emperra a infraestutura e coloca em risco à vida de milhares de brasileiros”, afirma o presidente do PSDB-ES, deputado federal César Colnago.
No mês passado, Colnago esteve reunido com a ministra Gleisi Hoffman, que se irritou quando o parlamentar capixaba falou do descaso do governo rederal com o Espírito Santo.
Um dos principais motivos da falta de interesse de empresários é ter de contar com o Dnit como sócio da empreitada. Notável pela sua lentidão operacional, no caso da BR-262 o órgão federal teria que duplicar 180 dos 375 km da rodovia concedidos. Se não o fizesse no prazo estimado (cinco anos), o prejuízo ficaria com os concessionários.
A BR 262 foi um dos temas discutidos no seminário “PSDB Pensa do Espírito Santo”, que aconteceu no último sábado, em Venda Nova do Imigrante, um dos municípios capixabas cortados pela rodovia.