A inépcia do governo da presidente Dilma atinge todo o Brasil, mas o espírito Santo sofre ainda maisA recente ida da presidente brasileira a Cuba, propriedade privada dos irmãos Fidel e Raul Castro, para inaugurar o Porto de Muriel, acendeu na mente dos brasileiros a seguinte questão: é justo o nosso governo financiar obras em um país estrangeiro com o dinheiro do contribuinte brasileiro?Por intermédio do BNDES, o dinheiro de nossos impostos custou 70% do projeto. No total, o governo da presidente Dilma Roussef (PT) gastou nessa obra, nos últimos três anos, mais de R$ 1,6 bilhão – uma média anual de R$ 533 milhões, o que equivale a 15 vezes mais do que o governo brasileiro aplicou em terminais brasileiros, em 2013.
O Brasil tem muitas carências em infraestrutura e o governo federal não consegue gastar nem mesmo o pouco que consegue reservar de seu orçamento de investimentos. Portanto, é estranho, no mínimo, que o governo petista atue com tanta presteza para financiar um porto em Cuba, enquanto que nós brasileiros, os verdadeiros donos do dinheiro público, sofremos todos os dias as consequências da falta de investimentos em infraestrutura.
A inépcia do governo Dilma atinge todo o Brasil, mas o Espírito Santo sofre ainda mais, haja vista que os desacertos administrativos somam-se as incongruências políticas e fiscais, dentre os quais destacam-se as mudançasdas regras do Fundap e da partilha dos royalties do petróleo, a persistente situação de pagador de tributos federais – o montante de tributos que o Estado e os municípios capixabas recebem da União é muito menor do que o montante que a ela entregamos – e as dificuldades com a captação de recursos junto aos bancos de investimentos federais (em 2013, o governo estadual conseguiu assegurar apenas 3,4% de um total de R$ 150 milhões que esperava para as obras do BRT).
E por falar em portos, o de Vitória vem perdendo competitividade e sufocando seus terminais ao longo dos anos. Em 2011, por exemplo, a movimentação de cargas foi de 6,25 milhões de toneladas. No mesmo período em 2012, a movimentação foi de 5,3 milhões de toneladas. Uma redução de 5,3 milhões de toneladas. Uma redução de 15,79% segundo Boletim da Antaq. Perdemos riquezas, o Brasil perde riquezas e o governo procrastina os investimentos que poderia conter esses gargalos.Enfim, caríssima presidente, o que a ilha de Cuba tem que a nossa não temm?