A Prefeitura de Vila Velha começa a elaborar o Orçamento Municipal para 2018 nesta terça-feira (30), com participação da população de toda a cidade, incluindo a zona rural. As assembleias do Orçamento Participativo ocorrerão em 17 reuniões e seguirão até o dia 29 de junho. Nas reuniões, as comunidades decidem os temas e as ações prioritárias para cada região.
Desenvolvimento econômico, desenvolvimento humano e social, desenvolvimento urbano e ambiental, administração pública e gestão da cidade são os eixos estratégicos que vão nortear as discussões dos temas do Orçamento Participativo (OP).
Depois da realização dessa primeira etapa de discussão, entre 30 de maio e 29 de junho, a equipe da Secretaria Municipal de Planejamento faz um estudo da viabilidade de execução e disponibilidade financeira. Em seguida, uma nova rodada é iniciada com mais seis reuniões regionais para novas discussões de prioridades.
Nessa segunda fase serão apresentados os temas escolhidos e viáveis para que a comunidade aponte as 51 ações prioritárias, sendo três por cada microrregião. Nessa mesma ocasião será aberta a votação online por 45 dias para que a população possa eleger as ações mais importantes. Da mesma forma também ocorrerá o Orçamento Participativo Itinerante, com apoio de uma van computadorizada que vai percorrer o município durante a votação.
“Já está tudo preparado para as reuniões”, assegurou a coordenadora do OP, Lílian Damasceno. Para o secretário der Planejamento de Vila Velha, Ricardo Santos, “as discussões nas reuniões são importantes porque democratizam as decisões no que diz respeito ao Orçamento Municipal”, avaliou.
Clique e veja as datas, locais e bairros das reuniões da OP.[badlist]
- Item #1
- Item #2
- Item #3
[/badlist]