Mais um sinal alarmante para os níveis educacionais no Brasil. Segundo pesquisa da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), o país ocupa o oitavo lugar no ranking de nações com o maior número de adultos analfabetos.
Para o deputado estadual do PSDB-ES, Marcos Mansur, que também é professor, o atual modelo de educação do governo federal é quantitativo e não visa a qualidade do ensino. “Um modelo que segue a linha do PT, que faz uma política de enganação, mascara dados e isso é prejudicial não só para a educação de adultos, mas de crianças também. O investimento real não passa pela valorização do professor, nem na valorização da estutura física das escolas, uma vez que há muitas instituições de ensino em situação precária”, afirmou.
Do total de 774 milhões de analfabetos no mundo, 72% deles se concentram em 10 países, sendo que o primeiro é a Índia, com um total de 287 milhões. As informações do jornal Folha de S. Paulo.
De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 2012, o Brasil tem 13,2 milhões de analfabetos com 15 anos ou mais.
Sobre o programa Educação de Jovens e Adultos (EJA), o deputado Mansur avalia que são necessários mais investimentos. “Infelizmente, ainda não emplacou, apesar de ser um bom programa. Ainda não se investiu o suficiente nos profissionais de Educação para atuarem no programa e nem na conscientização da importância dele. O governo esbarra na operacionalização e não dá fluidez às ações”, completou o parlamentar tucano.