PSDB – ES

Para tucanos, fracasso em leilão confirma desconfiança de investidores no governo petista

plataforma-de-petroleoParlamentares tucanos criticaram ontem o fracasso do leilão do pré-sal do campo de Libra, que teve apenas um concorrente.  Para eles, o resultado reforça que o regime de partilha estabelecido pelo PT causou desconfiança e afastou investidores de peso.

O deputado federal e presidente do PSDB-ES, César Colnago, avalia o leilão do pré-sal como mais uma mostra da insegurança dos investidores com relação às regras estabelecidas pelo governo federal.

“O leilão não foi um desgaste total porque algumas empresas têm credibilidade, mas tivemos uma baixíssima concorrência e isso mostra a o setor está muito desconfiado, já que o governo não estabelece regras claras. E isso desencoraja os investidores”, avaliou o deputado.

O vereador de Vitória Luiz Emanuel Zouain lembrou das inúmeras vezes em que o PT hostilizou as privatizações. “O PT ganhou seguidas eleições com o discurso anti privatizante, algo tratado por eles como crime. Ontem, deu sequência a sua série de privatizações. Depois dos aeroportos, dos estádios da Copa do Mundo, das BR’s, chegou a vez do Pré-Sal. Um negócio da China para os chineses (CNPC e CNOOC), para os franceses (TOTAL) e anglo-holandês (SHELL) e bem brasileiro para a quebrada Petrobras, que hoje deve ‘dois Bradescos’ e vai gastar a bagatela de 6 bilhões de reais nos próximos 5 anos para custear sua parte no negócio. Aí está o ‘grande negócio’”, opinou o tucano.

De acordo com o deputado federal Duarte Nogueira (PDB-SP), o amadorismo petista transformou o que parecia ser lucrativo numa incerteza para a própria Petrobras.

“Nos últimos anos, ela não tem passado por seu melhor momento: o valor da empresa caiu, a produção estagnou, as dívidas aumentaram e, ainda precisou recorrer à importação de combustíveis de outros países. Vem perdendo seu prestígio e agora fica à mercê do desconhecido”, apontou.

Ver mais