Na última quarta feira (18/03), no plenário do Senado Federal, os líderes do governo pareciam malabaristas tentando defender Dilma Roussef das evidências de gestão temerária no caso da aquisição da refinaria de Pasadena pela Petrobras. Aécio Neves mostrou com veemência e indignação, da tribuna do Senado, que é inaceitável a desculpa esfarrapada dada pelo governo, que tentou colocar a culpa no relatório equivocado de um diretor.
Não apenas não conseguiram absolver Dilma, mas a incriminaram ainda mais como técnica, ministra, presidente do conselho de administração da Petrobras e Presidente da República. O veredito foi claro: trata-se de um episódio onde ficou demonstrado que Dilma é INCOMPETENTE!
Em primeiro lugar, é preciso saber por que a Petrobras queria ser proprietária de uma refinaria no Texas. Em 2006, quando foi feito o negócio nos EUA, já se sabia que a descoberta do pré-sal , oficialmente anunciada em 2007, ampliaria muito as reservas de petróleo e gás em território brasileiro. O governo do PT viu aí uma oportunidade de dar um “cavalo de pau” estatizante mudando toda a política econômica para o setor de petróleo, requentando a campanha do “Petróleo é nosso” e, de quebra, elegendo Dilma Roussef presidente da república, na maior farsa política e eleitoral da historia contemporânea.
Os senadores petistas disseram que o mercado mudou em 2008, e a compra da refinaria, que parecia ser um bom negocio em 2006, revelou-se um mico. Disseram ainda que o mico pode não ser definitivo e por isso Pasadena não foi ainda vendida. É mentira! Já se sabe que o plano de construir ou comprar refinarias para processar todo o óleo que deveria ser produzido pela Petrobras não passa de um delírio soviético dos comissários do governo do PT. A refinaria Premium do Maranhão não andou um milímetro, a refinaria Abreu e Lima em Pernambuco é outro negocio obscuro que envolve a PDVSA venezuelana: mais encrenca internacional e mais prejuízo para a Petrobras. Todo o plano revelou-se um mico !.
O PT não tem capacidade de governar um país com uma economia de mercado integrada com a economia mundial. O modelo mental dos seus dirigentes desconsidera, por teimosia ideológica, que os agentes econômicos decidem segundo lógica própria desmoralizando estratégias aparentemente engenhosas de planejamento econômico. Garrincha perguntaria: “vocês combinaram com os russos”?
Os prejuízos causados ao Brasil e a Petrobras pela política executada pelo governo do PT no setor de petróleo e gás é na casa de bilhões de dólares. O episódio da compra da refinaria de Pasadena é especial porque desnudou a incompetência do governo e de Dilma Roussef .
É claro que existem falcatruas, malfeitos e espertezas neste caso e em muitos outros já noticiados no setor de petróleo e gás e na Petrobras depois que o PT passou a administrar o país. A roubalheira escandaliza mais do que a incompetência, mas a compra da refinaria de Pasadena é um erro boçal e um escândalo internacional mesmo que ninguém tenha levado nenhum tostão de propina.
Data vênia, uma coisa bastante improvável!.
Luiz Paulo Vellozo Lucas é presidente do Instituto Teotônio Vilela (ITV)
