Por solicitação do presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, e dos deputados federais Antônio Carlos Mendes Thame (PSDB-SP) e Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR) o Plano Real será comemorado com uma sessão solene no Congresso Nacional nesta terça-feira (25) às 11h. A sessão ocorrerá no plenário do Senado.
Participarão da sessão o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e integrantes da equipe que elaborou e implantou o Real, como o ex-presidente do Banco Central Gustavo Franco e Elena Landau.
O Plano Real é apontado, por especialistas, como a medida econômica mais ampla efetivada no país com o objetivo de controlar a hiperinflação. Em 1994, para a elaboração do projeto foram utilizados instrumentos econômicos e políticos para a redução da inflação – que superou a marca de 40% ao mês em junho de 1994. O programa foi elaborado por uma equipe de especialistas sob o comando de Fernando Henrique Cardoso.
Para especialistas, o Plano Real foi o programa de estabilização econômica mais eficaz da história, reduzindo a inflação, ampliando o poder de compra da população, e remodelando os setores econômicos nacionais.
As principais medidas do plano foram a desindexação da economia, definindo que o ajuste e reajuste de preços e que os valores passariam a ser anualizados e obedeceriam às planilhas de custo de produção, além disso houve políticas de privatizações, equilíbrio fiscal, abertura econômica, contingenciamento e medidas monetárias restritivas.