PSDB – ES

PMVV e Judiciário treinam servidores em ações pacificadoras

A Prefeitura de Vila Velha, em parceria com o Poder Judiciário, promove ações integradoras para capacitação de servidores em pacificação social e prática restaurativa. Para isso, integrantes do governo municipal participaram, na manhã desta quarta-feira (19), de uma reunião na sede do Juizado da Infância e da Juventude de Vila Velha, na Praia da Costa, para conhecer o projeto a ser ampliado para os municípios da Grande Vitória. Nesse ano, mais de 70 professores da rede municipal já passaram pelo treinamento.

Conhecido como Justiça Restaurativa, o projeto do Poder Judiciário em parceria com o município, trata da mediação e comunicação não violenta, que prevê soluções alternativas de participação social, com objetivo de evitar o ajuizamento desnecessário de ações judiciais. A ideia é formar uma rede de profissionais que sejam replicadores das técnicas de mediação de conflitos no âmbito de cada órgão.

Durante a exposição do projeto, a titular do Juizado da Infância e da Juventude de Vila Velha, juíza Patrícia Neves falou do treinamento em mediação de conflitos nas escolas destinados aos professores da rede pública municipal. Nesse primeiro semestre do ano, já foram capacitados mais 70 professores de Vila Velha. Segundo ela, o projeto também contempla os agentes da Guarda municipal com o treinamento de comunicação pacificadora. Alguns agentes da Guarda Escolar também já receberam treinamento em mediação comunitária.

A iniciativa começou em 2016 como projeto piloto no município de Vila Velha. Em 2017, a prática esta sendo ampliada para todos os municípios da Grande Vitória. Participaram da reunião os secretários de Governo, Saturnino Mauro, de Prevenção, Combate à Violência e Trânsito, Oberacy Emmerich, de Educação, Roberto Beling, e dos subsecretários de Educação, Junior Bola, de Saúde Gleide Marinho Caroni, além de representantes da Polícia Militar, Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil e de municípios da Grande Vitória e governo estadual.

“As pessoas estão reaprendendo a solucionar seus próprios conflitos”, enfatiza a juíza Patrícia Neves ao destacar a importância dos treinamentos em pacificação social e prática restaurativa. No próximo dia 29 de julho já está agendada uma nova capacitação em comunicação pacificadora para todos os secretários e subsecretários municipais de Vila Velha.

Ver mais