Em cerimônia realizada na última quarta (27), o prefeito municipal de Alegre, José Guilherme, deu posse aos membros do Conselho Municipal de Meio Ambiente. Na ocasião, José Guilherme também assinou a Ordem de Serviço para a ASCOMA – Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis do Município de Alegre, que iniciará suas atividades junto ao programa de coleta seletiva do município na cidade.
Com 21 membros titulares e 21 suplentes, o conselho desempenhará o papel de opinar e assessorar o poder executivo municipal – a Prefeitura, suas secretarias e o órgão ambiental municipal – nas questões relativas ao meio ambiente. Nos assuntos de sua competência, há também um fórum para se tomar decisões, tendo caráter deliberativo, consultivo e normativo. “Por muito tempo as questões ambientais de Alegre ficaram à mercê, sem serem prioridade nas discussões do desenvolvimento da nossa cidade. É através do conselho que a sociedade poderá se envolver e participar da construção das políticas públicas voltadas para gestão ambiental. A Alegre das próximas gerações depende de nós, cada um de nós”, ressalta o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Rodrigo Vargas.
O prefeito relembrou que em 1997 o conselho de meio ambiente chegou a ser criado, mas as atividades nunca tiveram continuidade. “Quando assumimos, nós passamos para o Rodrigo a responsabilidade de cuidar do nosso Meio Ambiente. Nós não mediremos esforços para cuidar das atividades em prol do meio ambiente de Alegre. Estamos trabalhando os projetos para tratamento de esgoto e barragens de armazenamento de água, e isto é só o começo. Nossa força será para o bem da cidade que queremos, uma cidade limpa, com qualidade de vida e com o Meio Ambiente preservado. Mas como o Rodrigo disse, não depende só da Prefeitura. É preciso o envolvimento de todos”, conclui José Guilherme.
Na solenidade, o prefeito municipal também assinou a ordem de serviço que valida o início dos trabalhos da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis do município junto ao programa de coleta seletiva que será implantando na cidade ainda este ano. O novo programa irá beneficiar os trabalhadores da ASCOMA e ainda dar a destinação correta para os materiais recicláveis. “Reformulamos tudo a respeito de coleta seletiva na cidade e estamos ansiosos para começarmos a desenvolver este projeto. Alegre verá a mudança se todos colaborarem com a separação e iremos acabar com um problema antigo de lixo espalhado pela cidade o dia inteiro”, ressalta, Rodrigo Vargas.
Zoneamento acessível
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMMADES) também realizou o lançamento do zoneamento da sede do município, segundo o Plano Diretor, em formato kmz. O objetivo desse novo formato de arquivo é oportunizar que os técnicos possam realizar uma análise mais precisa na hora de enquadrar um empreendimento, bem como, fornecer também condições a qualquer cidadão, que possua acesso à internet, de verificar o posicionamento do seu empreendimento/atividade, de acordo com o PDM, e assim saber o que é permitido no local.
Essa era uma necessidade antiga, principalmente por parte de técnicos que utilizam o PDM.
A produção do material foi possível através de uma parceria com o Departamento de Geologia da UFES, em um projeto coordenado pelo professor Marcos Eduardo Hartwig.