O prefeito de Alegre, José Guilherme Gonçalves Aguilar, nesta terça-feira (14) reuniu-se com o Diretor do Cento de Ciências Agrárias e Engenharias (CCAE), professor Dirceu Prastissoli e a diretora do Centro de Ciências Exatas, Naturais e da Saúde (CCENS), professora Neuza Maria Brunoro Costa, da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), para discutir a viabilidade do projeto de um Polo de Fruticultura da Região do Caparaó. Na oportunidade também participaram da reunião os secretários Rodrigo Vargas Ribeiro, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, e Carlos Reultmann Barbosa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural.
O projeto pretende criar uma parceria do CCAE UFES com prefeituras e produtores rurais da região, para alavancar a produção frutífera no Caparaó. “Queremos dar destaque na região do Caparaó. Enxergamos aqui a possibilidade de desenvolver um projeto que pode dar certo. O projeto quer propor outras atividades econômicas além do café e do leite, além de ampliar a renda dos produtores. Tudo isto com a credibilidade da Universidade Federal do Estado”, ressaltou o diretor e professor Dirceu Prastissoli.
“A prefeitura está de braços abertos para receber este projeto que só tem a melhorar a vida dos produtores de Alegre e das demais cidades da nossa região. Precisamos aproveitar a excelência da Ufes na nossa cidade”, afirmou o prefeito José Guilherme. O projeto ainda está em fase estudo com as prefeituras do Caparaó e Governo do Estado. O intuito é que um fórum seja realizado com autoridades municipais, estaduais e federais para a implementação do Polo de Fruticultura da Região do Caparaó e até a criação de um selo para os produtos produzidos pelo projeto.