O mercado de trabalho será realidade para 21 jovens de Sooretama, entre 14 e 16 anos, que irão atuar numa empresa exportadora de mamão como Jovens Aprendizes. Eles serão contratados em regime de estágio e terão que cumprir a carga horária de 4 horas diárias. Todos devem estar matriculados regularmente na rede pública de ensino e com boas notas e presença escolar em dia. Inserir estes jovens no mercado de trabalho só é possível por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Sooretama, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho Assistência Social e Cidadania e a empresa Caliman Agrícola. A seleção dos jovens foi coordenada entre a Secretaria e o supervisor de departamento pessoal da empresa Caliman Agrícola, Leandro Reis, e acompanhada por uma psicóloga do Município.
De acordo com o secretário de Assistência Social do município, Gustavo Castro Neves, essa é uma das iniciativas da gestão do prefeito Alessandro Broedel de firmar e ampliar as parcerias e convênios entre o município e a iniciativa privada com o objetivo de aumentar a geração de emprego e renda para Sooretama. “É preciso que, cada vez mais, ações conjuntas e integradas sejam fechadas por meio das parcerias público-privadas, onde todos saem beneficiados. Vamos garantir mais qualidade de vida a população”, destaca o secretário.
De acordo com a diretora da empresa Caliman Agrícola, Giorgina Caliman, o objetivo é fortalecer o vínculo dos jovens com o município e inserí-los no mercado de trabalho. “Tomamos essa iniciativa porque acreditamos na parceria como meta comum de responsabilidade social. Acreditamos em Sooretama e estamos contribuindo de forma social e responsável para o crescimento da cidade”, finalizou.