Ao longo de três horas de intenso debate durante a Audiência Pública sobre a realidade da Unidade de Saúde de São Torquato, na noite desta terça-feira (30), a Prefeitura de Vila Velha anunciou medidas de curto e médio prazos visando a reestruturação dos serviços oferecidos à população que vão desde readequações de marcação de consultas e exames, abastecimento contínuo do estoque de medicamentos até a construção de uma nova instalação física da unidade.
Além de moradores de São Torquato, a Audiência Pública contou com a participação das comunidades de Chácara do Conde, Sagrada Família, Cobi de Baixo, Cobi de Cima e Alvorada (todas atendidas por esta US) e representação da Câmara de Vereadores.
O secretário de Saúde de Vila Velha, Jarbas Ribeiro de Assis Júnior, representando a municipalidade, enfatizou que a primeira medida já foi adotada nesta semana com a nomeação da nova gerente da US São Torquato, enfermeira Flávia Guimarães. Outra medida adotada foi a contratação de mais dois médicos, aumentando para quatro o número de profissionais da Clínica Médica, além de priorizar e humanizar o atendimento dispensado aos idosos.
A eleição do Conselho Gestor da unidade permitindo a participação compartilhada da gestão com as comunidades é um dos próximos passos. “A nova gerência tem uma missão fundamental que é a de estabelecer o diálogo permanente, ouvindo os usuários da unidade para alcançarmos as soluções”, pontuou o secretário Jarbas. O secretário também anunciou que um dos projetos da Secretaria Municipal de Saúde é viabilizar a construção de novas instalações para a Unidade de Saúde de São Torquato na área do antigo Ambulatório Dona Branca.
“O projeto executivo está elaborado e estamos em entendimentos com a Codesa para doação da área à Municipalidade, além de estarmos articulando paralelamente a captação de recursos. Será uma obra definitiva e completa, pois a atual estrutura física não comporta mais um atendimento adequado à população”, assinalou.
O secretário esteve acompanhado da subsecretária de Atenção Primária à Saúde, Márcia Andriolo e da coordenadora do setor, Stella Dias, além da nova gerente da US São Torquato, Flávia Guimarães, que recebeu as “boas-vindas” dos participantes, dentre eles, lideranças comunitárias e da representante da Câmara Municipal, vereadora Patrícia Crizanto.