A Prefeitura de Vila Velha, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsu), está realizando mutirões de limpeza em todas as regiões da cidade. Nesta semana, mais de cem funcionários estão envolvidos com serviços de capina, limpeza, varrição, raspagem e limpeza de caixas-ralo nas ruas dos bairros Praia das Gaivotas, Novo México, Aribiri, Rio Marinho e Ulisses Guimarães. As equipes ficam, em média, 15 dias em cada bairro.
A Semsu organiza um cronograma para limpeza periódica de toda a cidade. O município executa a coleta regular do lixo doméstico. Nos bairros com maior concentração de imóveis, onde a demanda é maior, a frequência da coleta é diária; nos demais bairros é feita em dias alternados. A orientação é que o lixo seja muito bem vedado e depositado uma hora antes da passagem do caminhão.
A Prefeitura pede a colaboração da população para manter a limpeza da cidade. “É muito importante respeitar os horários de coleta regular do lixo doméstico. O acúmulo de lixo e entulho atrai insetos, roedores e animais peçonhentos, colocando em risco a saúde das pessoas, além de ser danoso para o meio ambiente”, falou a secretária municipal Marizete de Oliveira.
Móveis e eletrodomésticos inservíveis também podem ser descartados corretamente, por meio do serviço Cata-Móveis, disponibilizado pela prefeitura. O cidadão aciona a Ouvidoria, que atende pelo telefone 162, e agenda dia e horário para o recolhimento.
Canais
O cronograma de limpeza dos canais contempla todas as regiões com uma equipe de 60 pessoas. Esta semana, as equipes estão trabalhando nos canais Marinho, Marilândia, Bassini (Cobilândia), Codesa (Ilha das Flores), Zumbi dos Palmares, Terra Vermelha, Ulisses Guimarães e Barramares. O serviço concentra-se também na limpeza das redes que são afixadas dentro dos canais para reter lixo e evitar alagamentos em época de chuvas mais intensas.