Em tempos de crise econômica e instabilidade política, um dos termos mais recorrentes é “oposição”. Mas o que, de fato, é ser e fazer oposição. Tem diferença entre uma situação e outra? Para responder estas, e outras dúvidas o fundador do PSDB, Raul Christiano estará em solo capixaba nesta sexta (19) e sábado (20).
Autor do livro “De Volta ao Começo! Raízes de um PSDB que nasceu da oposição”, professor Raul estará cumprindo agenda política e de formação no Espírito Santo. Nesta sexta-feira se encontrará com o presidente do Bandes, Luiz Paulo Vellozo Lucas, que foi seu companheiro de ITV (Instituto Teotônio Vilela) por longa data e outros membros da Executiva Estadual tucana. Raul também fará agenda com a imprensa local.
No sábado, o fundador do partido ministrará Curso de Formação de Líderes no Sul do estado, nos municípios de Cachoeiro de Itapemirim e Presidente Kennedy.
Entusiasta do desenvolvimento dos segmentos partidários, Raul Christiano, tem acompanhado a Juventude Tucana do Espírito Santo de perto, chegou a enviar um vídeo de apoio no final de 2015.
Agenda
Sexta-feira – 19 de fevereiro
Reunião com membros da Executiva Estadual
Visita às redações – imprensa
Sábado – 20 de fevereiro
Curso de Formação de Líderes com Professor Raul Christiano
Cachoeiro de Itapemirim
Horário: 09 horas
Local: Câmara Municipal
Presidente Kennedy
Horário: 14 horas
Local: Câmara Municipal
Perfil
Raul Christiano de Oliveira Sanchez é jornalista, escritor, poeta, especialista em políticas públicas, professor universitário e político brasileiro. Descendente de espanhóis, italianos e portugueses, Raul é o filho mais velho de 4 irmãos.
Residiu em Apucarana até 1961, ao transferir-se para Brotas, onde permaneceu até 1969; passando um curto período em Barra Bonita. Em abril de 1971 mudou-se para Santos, onde vive até hoje. Formado jornalista profissional em 1982 na Faculdade de Comunicação da Universidade Católica de Santos (Unisantos), trabalhou em vários órgãos de imprensa da cidade litorânea paulista, como a Rádio Clube de Santos, Rádio Cacique de Santos e TV Mar.
Ainda universitário, interessou pela política estudantil e cultural da cidade e em 1976 filiou-se ao MDB – único partido de oposição ao Regime Militar da época. Com o fim do bipartidarismo e a extinção do MDB em 1980, filiou-se ao PMDB, permanecendo nesse partido até 1987, quando foi um dos líderes da sua dissidência em São Paulo, participando do MUP – Movimento de Unidade Progressista.
Foi um dos fundadores do PSDB em 1988, sendo um de seus dirigentes estaduais e nacionais. Ocupou também o cargo de Diretor Cultural da Fundação Mário Covas e é Conselheiro Fiscal do ITV – Instituto Teotônio Vilela
Atual membro da Academia Santista de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico de Santos, ocupa, desde janeiro de 2013, o cargo de Secretário Municipal de Cultura da Prefeitura de Santos.
Raul é casado e tem 4 filhos.
Obras
“Vitória” (poesias, 1980)
“Enxoval para bebe” (poesias, 1981)
“Produção Independente na Literatura” (ensaios, 1983)
“Sensação de Amor Feito” (poesias, 1984)
“Alguma Poesia” (poesias, 2001)
“De Volta ao Começo – Raízes de um PSDB Militante que nasceu na oposição” (história, 2003).