
O encontro aconteceu no Palácio Anchieta, com a presença do governador em exercício, César Colnago, e o secretário de Agricultura, Abastecimento, Agricultura e Pesca, Octaciano Neto. O PAEXé uma ferramenta aplicada pelo Programa de Gestão Avançada das Cooperativas Agropecuárias, o Progescoop, lançado no último dia 18, pelo Governo do Estado e Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), e que vai beneficiar mais de 40 mil produtores rurais.
“Esse projeto agrega valores importantíssimos para nossas cooperativas, vai contribuir com a competitividade dos serviços e dar um grande salto. Equipamentos são necessários, mas é preciso avançar na gestão”, afirmou César Colnago.
A experiência do PAEX possibilita que, a partir da criação de um ambiente integrado, as empresas em capacitação troquem experiências, discutam seus modelos de gestão e implementem, individualmente, as ferramentas gerenciais e estratégicas aplicadas a seu contexto.
Na avaliação do presidente da OCB/ES, Estherio Colnago, o Paex significa um salto de qualidade. “Trata-se de um programa diferenciado. Abraçamos essa causa de imediato e felizmente o Governo entendeu essa necessidade de avançarmos na gestão e está investindo uma grande parcela”, ressaltou.
O Progescoop é uma parceria entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), o Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras do Estado do Espírito Santo (OCB/ES) e a Fundação Dom Cabral, que vai promover nas atividades cooperativas do Estado um programa de gestão já utilizado em mais de 600 empresas no Brasil e ao redor do mundo.