Mais de 500 alunos das escolas municipais de Alegre estão participando do programa Novo Mais Educação, criado pela lei nº 1.144/2016, através de uma parceria entre o Ministério da Educação (MEC) e secretarias estaduais, distritais e municipais de Educação em todo Brasil. Em Alegre, o projeto reúne alunos das Escolas EMEFTI Luciano Alves Duarte, EMEIF Ruth Alice, EMEF George Abreu Rangel, EMEF Ziolita Maria da Silveira, CIEC Jacy Kobbi Rodrigues, EMEF Carmelita Machado de Moraes, EMEIF Domingos Bravo Reinoso.
O programa do Governo Federal iniciou em abril e se estende até dezembro. “Para Alegre, esta é uma importante iniciativa que visa, acima de tudo, desenvolvimento da capacidade criativa, formação da personalidade, das habilidades e potenciais dos alunos. Ele amplia a aprendizagem em outros níveis através da comunicação, da experimentação de diferentes metodologias de ensino que só contribuem para a qualidade do ensino”, comenta a secretária municipal de Educação, Simone Manoel Corrente.
O Novo Mais Educação visa ampliar a jornada escolar de crianças e adolescentes, mediante a complementação da carga horária de cinco ou 15 horas semanais no turno e contra turno. Os alunos são beneficiados com aulas extraclasse de Língua Portuguesa e Matemática, e atividades ligadas aos campos das artes, cultura, esporte e lazer, com aulas de canto e coral, dança, capoeira, artesanato, entre outras. O programa tem duração de oito meses, conforme prevê a lei.