Aprovado em plenário, por 10 votos, projeto de lei do vereador de Vitória Luiz Emanuel que proíbe o plantio de espécies venenosas em canteiros de vias públicas e parques públicos da capital.
A medida parece óbvia, mas não era o que estava acontecendo na cidade. Por meio de pesquisa do biólogo Marco Bravo, o vereador denunciou no plenário da Câmara que vários canteiros de Vitória estavam abarrotados de plantas venenosas tais como alamandas, aroeiras e azaléias.
A lei proíbe ainda a comercialização dessas espécies, permitindo o manuseio apenas em estabelecimentos de pesquisa e universidades.
A lei agora vai ser apreciada pelo prefeito da cidade, que deverá aprová-la e mandar retirar as plantas remanescentes das vias públicas.
Muitas delas podem causar intoxicação leve, mas algumas podem ser fatais se ingeridas ou entrarem em contato com a mucosa humana ou animal.
“Nosso papel é de fiscalizar a cidade e ajudar na administração dos espaços públicos. Esperamos agora que a lei seja cumprida e os canteiros humanizados”, afirma o vereador Luiz Emanuel.