PSDB – ES

Relator do impeachment deve recomendar aprovação do processo até quinta-feira

Comissão-Especial-do-Impeachment2Brasília (DF) – O processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff continua a avançar, à revelia do governo federal. O relator da comissão especial que trata o tema na Câmara, deputado federal Jovair Arantes (PTB-GO), deve apresentar o seu parecer até a quinta-feira (07) dessa semana. A tendência, segundo coluna publicada nesta segunda-feira (04/04) no blog do jornalista Josias de Souza, é que o parlamentar vote a favor do impeachment.

Nesta segunda, vence o último dia de prazo para que a presidente Dilma apresente, por escrito, a sua defesa junto à comissão de impeachment. A estratégia é a mesma: tentar classificar o processo, que é uma prerrogativa garantida pela Constituição Federal, como um ‘golpe’. O próprio advogado-geral da União, o ministro José Eduardo Cardozo, deverá comparecer à comissão para fazer a defesa oral da presidente.

Após as manifestações da defesa e do relator, a comissão estará apta para votar. Caso os deputados peçam vista do processo, a decisão final poderá ser tomada na semana que vem.

De acordo com a coluna, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, investigado pela Operação Lava Jato, tenta articular para reverter uma tendência pró-impeachment no plenário da Câmara, usando como tática a negociação de cargos públicos. São necessários 342 votos favoráveis ao impeachment para o processo seja aprovado, e posteriormente enviado para o Senado.

Ver mais